Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

70 mil pessoas ainda não tomaram a 2ª dose da vacina em Sorocaba

03 de Dezembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (10/8/2021))

Sorocaba ainda possui mais de 70 mil faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19. A informação é da Prefeitura, com base em dados informados pela Secretaria Municipal da Saúde (SES) até a última quarta-feira (1º). Infectologistas recomendam que as pessoas concluam o esquema vacinal contra a doença para evitar casos graves de Covid-19.

A importância da vacinação é ainda maior, neste momento, por conta da confirmação de casos da variante Ômicron no Brasil, sendo três casos no Estado de São Paulo e dois no Distrito Federal.

Além disso, o governo estadual anunciou ontem novas medidas de combate ao coronavírus por conta da confirmação da variante Ômicron. O Estado desistiu de liberar o uso da máscara em locais abertos. A medida estava prevista para iniciar no dia 11.

Porém, a situação preocupa o governo estadual, porque a nova variante, que também já havia sido diagnosticada em diversos países, pode impactar o cenário epidemiológico mundial.

Outra decisão anunciada ontem, também levando em consideração o cenário epidemiológico mundial, é a redução do intervalo da dose adicional contra Covid-19 de 5 para 4 meses no Estado de São Paulo. As duas medidas foram aprovadas pelo Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.

Preocupação

Outra questão que preocupa o governo estadual é a questão do esquema vacinal contra a Covid-19 incompleto e ainda pessoas que não tomaram nenhuma dose das vacinas contra a doença. Em Sorocaba, por exemplo, o total de faltosos da segunda dose chega a 71.042. Conforme a SES, são 25.383 faltosos da Pfizer, 24.002 da Astrazeneca e 21.657 da Coronavac.

Além disso, a SES informa que atualmente em torno de 13% da população da cidade não possui registro de primeira dose ou dose única no banco de dados do Estado de São Paulo. Lembrando que as vacinas contra a Covid-19, até o momento, estão disponíveis para pessoas a partir de 12 anos.

No fim do mês passado, o governo estadual reforçou o alerta para os mais de 3,9 milhões de faltosos da segunda dose, em todo o Estado, para que busquem os postos para se imunizar. Até o próximo dia 10, o governo quer incentivar a população a completar o esquema vacinal e também tomar a dose adicional antes das festas de final de ano.

Já em relação aos não vacinados contra a Covid-19, a preocupação é com possíveis quadros graves da doença por conta da variante Ômicron. Pois, os infectologistas concordam que a imunização contra a doença é essencial para evitar casos graves e óbitos pela Covid-19. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a cidade tem registrado recentemente casos de pacientes não vacinados, ou com somente uma dose, e que estão contraindo a doença. No entanto, conforme a SES, tal fato não representa a maior parte dos casos confirmados de Covid-19 nos últimos dias na cidade.

Vacinação segue o calendário

Sorocaba segue vacinando contra a Covid-19 nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a aplicação nas unidades de saúde acontece das 9h às 12h, para pessoas que nasceram entre janeiro e junho e das 12h às 15h para os nascidos entre julho e dezembro.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação das doses anteriores (primeira, segunda ou dose única). Além disso, o vacinado deverá informar o número do seu CPF ou portar o documento e um comprovante de residência.

Confira o calendário de vacinação, com a alteração para quem se vacinou com a Janssen, para hoje (3): Segunda dose da Pfizer para adolescentes (a partir de 12 anos), adultos e idosos que tomaram a primeira aplicação, pelo menos, 21 dias atrás; terceira dose para adultos (18 anos ou mais) e idosos que tomaram a segunda aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 152 dias (5 meses) atrás; dose de reforço para adultos (a partir de 18 anos) que tomaram Janssen, pelo menos, 61 dias atrás e pessoas imunossuprimidas que receberam a aplicação do mesmo imunizante, pelo menos, 28 dias atrás; primeira dose (xepa) para população a partir de 12 anos que ainda não foi imunizada. Em todas as UBSs, permanece a arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!. (Ana Cláudia Martins)