Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba segue imunizando contra a Covid

Prefeitura elaborou um calendário especial. Cada dia da semana a Saúde vacina um grupo de pessoas específico

01 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ontem foram vacinas 4.875 pessoas. Ação acontece nas 33 UBSs da cidade.
Ontem foram vacinas 4.875 pessoas. Ação acontece nas 33 UBSs da cidade. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Sorocaba segue vacinando contra a Covid-19 nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a Prefeitura, a aplicação nas UBSs acontece das 9h às 12h, para pessoas que nasceram entre os meses de janeiro e junho. Já, os nascidos entre os meses de julho e dezembro serão vacinados das 12h às 15h.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação das doses anteriores (primeira, segunda ou dose única). Além disso, o vacinado deverá saber informar o número do seu CPF ou portar o documento, assim como conscientiza, solicitando um comprovante de residência, para que sejam vacinados somente moradores da cidade.

Confira o calendário de vacinação, com a alteração para quem se vacinou com a Janssen, para os próximos dias.

Toda quarta-feira: 2ª dose da Astrazeneca/Oxford para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a 1ª aplicação, pelo menos, 56 dias atrás; 1ª dose (xepa) população a partir de 18 anos que ainda não foi imunizada.

Toda quinta-feira: 2ª dose da Astrazeneca/Oxford para adultos (a partir de 18 anos) e idosos que tomaram a 1ª aplicação, pelo menos, 56 dias atrás; 1ª dose (xepa) para população a partir de 18 anos que ainda não foi imunizada.

Toda sexta-feira: 2ª dose da Pfizer para adolescentes (a partir de 12 anos), adultos e idosos que tomaram a 1ª aplicação, pelo menos, 21 dias atrás; 3ª dose para adultos (18 anos ou mais) e idosos que tomaram a 2ª aplicação (Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Oxford ou Pfizer), pelo menos, 152 dias (5 meses) atrás; dose de reforço para adultos (a partir de 18 anos) que tomaram Janssen, pelo menos, 61 dias atrás e pessoas imunossuprimidas que receberam a aplicação do mesmo imunizante, pelo menos, 28 dias atrás; 1ª dose (xepa) para população a partir de 12 anos que ainda não foi imunizada.

Em todas as UBSs, permanece a arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). Esses itens serão distribuídos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

Mais de 1,1 milhão

Em Sorocaba, 1.169.807 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população, sendo 575.040 da primeira aplicação, 519.064 da segunda dose, 18.035 da dose única e 57.668 da terceira aplicação ou dose de reforço. Os dados são desta terça-feira (30).

3,9 milhões não tomaram

Segundo balanço do governo estadual, 3,9 milhões de pessoas ainda não compareceram para tomar a segunda dose da vacina de Covid-19 em todo o Estado de São Paulo.

Por conta disso, o governo quer incentivar a população a completar o esquema vacinal e também tomar a dose adicional antes das festas de final de ano. O balanço de ontem contabilizava 836,4 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 931,8 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 2,14 milhões da Pfizer/BioNTech.

Para completar o esquema vacinal contra a Covid-19, são necessárias duas doses para a vacina do Butantan (intervalo de 28 dias), da Fiocruz (8 semanas) e Pfizer (21 dias). Caso o prazo seja ultrapassado, é fundamental que o cidadão procure um posto assim que possível para orientações e para completar a imunização.

Já quem tomou a vacina da Janssen, de dose única na primeira etapa da campanha, poderá receber a dose adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de dois meses. No entanto, na ausência da vacina da Janssen, é possível ser administrada uma dose adicional da vacina da Pfizer.

Além disso, toda a população adulta pode se vacinar com a dose adicional, ou seja, terceira dose. A medida vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer há pelo menos cinco meses. A partir de hoje (1º), quem completou o esquema vacinal até julho já poderá se vacinar. (Da Redação)