Comércio e shoppings já fazem contratações temporárias

Segundo estimativa da Associação Comercial de Sorocaba, as contratações temporárias devem superar as do ano passado na cidade

Por Ana Claudia Martins

As contratações temporárias devem superar as do ano passado em Sorocaba, tendo em vista a retomada de algumas atividades que estavam com maiores restrições em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. A estimativa é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso).

Prova disso é que o comércio em geral, lojas nos shoppings e bares e restaurantes já estão fazendo contratações temporárias para atender a demanda das vendas e festas de Natal e Ano Novo. O shopping Iguatemi Esplanada, por exemplo, informa que a expectativa é que as cerca de 370 lojas contratem aproximadamente 500 temporários para o Natal e final de ano. A data é considerada a melhor do ano para o comércio, e após quase dois anos de restrições nas atividades econômicas o momento é de recuperação e otimismo.

Segundo o economista da Acso, Roque Camargo, se a tendência se concretizar, espera-se um crescimento na economia da região de Sorocaba no final deste ano, o que pode contribuir para um melhor resultado em relação às contratações temporárias para as vendas de Natal.

“A economia de Sorocaba segue em ritmo de recuperação, como é possível observar no estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), cujos resultados indicam um crescimento de 15,87% no Produto Interno Bruto (PIB) da região, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um dado período, do primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020”, destaca o economista.

Camargo disse que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) já apontam uma tendência de crescimento nas contratações deste ano, em consonância com a estimativa de recuperação econômica. “O mês de setembro fechou com um saldo positivo de 917 ocupações com carteira assinada. Além disso, cabe ressaltar que as atividades do setor de comércio e serviços tiveram um aumento de 382 novas vagas em relação ao mês anterior, correspondendo a 41,66%”, ressalta o economista.

Contratações temporárias

As lojas já começaram a fazer contratações temporárias. A supervisora de uma loja de calçados e vestuário esportivo, que fica no shopping Cidade Sorocaba, Simone de Souza França Cruz, afirma que a loja contratou dois funcionários temporários para atender o aquecimento nas vendas, que já é esperado nesta época do ano. “Fizemos até o momento duas contratações temporárias e já estamos sentindo um aumento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca.

Conforme a supervisora, os contratados começam a trabalhar na loja no início de dezembro, e existe a possibilidade de permanecerem no emprego a partir do ano que vem, conforme o desempenho das vendas.

"Além das vendas na loja presencial temos também as compras on-line e com isso estamos esperando um aumento de 10% ou até mais nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado”, aponta Simone.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio varejista deve ter a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013. Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano em todo o Brasil. A previsão é de que as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

Bares e restaurantes

Com o fim das restrições da pandemia, a esperança da retomada gradual dos serviços cresce, especialmente nos setores que mais sofreram perdas econômicas por conta da Covid-19. Bares e restaurantes fazem parte desse rol de estabelecimentos que, agora, têm pressa de voltar a atender mais clientes.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), um terço das empresas do segmento pretendem contratar para atender ao público do final de ano, já que 72% trabalha atualmente com menos funcionários do que antes da pandemia.

Este é o caso do empresário Guilherme Moron, proprietário do Chico Rosa Bar, em Sorocaba. No início da pandemia, ele reduziu seu quadro de funcionários drasticamente. “No final do ano passado, quando o comércio reabriu com restrições, consegui recontratar algumas pessoas, mas o quadro seguia reduzido. Agora, com a reabertura permitida com 100% de público consegui recontratar os funcionários e mais quatro temporários, que já começaram a trabalhar neste mês”, afirma.

Para atrair o cliente, Moron conta que o bar tem presenteado quem vai até o local com uma sobremesa. “É uma forma carinhosa que encontramos de dizer que estávamos com saudades e que agora queremos proporcionar o melhor aos nossos clientes dentro do nosso espaço”. O empresário disse que o bar voltou a fazer eventos, o que deve gerar mais vagas temporárias. “Teremos a nossa tradicional feijoada no mês que vem, e a estimativa é gerar mais de 100 vagas temporárias para o evento”, ressalta. (Da Redação)