Enem será aplicado a 8.302 em Sorocaba

Por Wilma Antunes

Provas estão confirmadas para os dois próximos domingos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro. Os estudantes inscritos podem consultar o local da prova com antecedência desde o dia 3. A informação é divulgada no cartão de confirmação de inscrição e pode ser acessada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela Página do Participante. Além disso, o transporte público de Sorocaba operará com ônibus extras nos dias de aplicação do teste.

O exame ocorre, pelo segundo ano, em meio a pandemia de Covid-19. Para não colocar a segurança de alunos e colaboradores em risco, é preciso respeitar os protocolos de segurança e sanitários, como o uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social. O participante também pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel e usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização da prova. Todos os equipamentos e itens de higiene próprio serão vistoriados.

A edição de 2021 é a com menor número de inscrições desde 2005, com 3.109.762 confirmadas. São Paulo é o Estado com o maior número de estudantes inscritos, com 470.809 registros. Sorocaba representa uma pequena fatia no índice estadual, com apenas 1,8% das inscrições. Na cidade, 7.945 pessoas realizarão a prova na versão impressa e 357 na versão digital, totalizando 8.302 inscrições confirmadas.

Além de estudar, os candidatos devem se atentar aos horários das provas, principalmente com o de abertura dos portões, visto que o exame não tolera atrasos, ainda que sejam mínimos. Neste domingo (21), os teste aplicados serão os de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Já no próximo (28), os tópicos abordados serão ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A abertura dos portões será feita às 12h e o fechamento, às 13h. As provas começam às 13h30 e, no primeiro dia de prova, se encerram às 19h. Já no segundo dia, o término do exame é às 18h30.

A Prefeitura de Sorocaba informou ao Cruzeiro do Sul que, para agilizar a locomoção dos participantes, a Urbes - Trânsito e Transportes realizará uma programação especial no transporte público para as duas datas do Enem. A empresa pública responsável pelo setor disponibilizará carros extras ao longo do dia para linhas que atendem às instituições aplicadoras dos testes, a fim de atender à demanda de usuários prevista. (Wilma Antunes - programa de estágio)