Buscar no Cruzeiro

Buscar

Black Friday

Shoppings projetam vender 19% a mais e as lojas de rua, 3%

Pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba aponta que 37,1% dos entrevistados vão às compras hoje (26)

26 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Promoções devem prosseguir até domingo (28) em Sorocaba e Votorantim.
Promoções devem prosseguir até domingo (28) em Sorocaba e Votorantim. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (23/11/2021))

As lojas de rua de Sorocaba e Votorantim esperam aumento de até 3% nas vendas por conta da Black Friday. Os shoppings estão mais otimistas e a expectativa é de um aumento nas vendas de até 19% em relação ao mesmo período do ano passado. A Black Friday é um termômetro para as vendas de Natal e acontece hoje (26), porém a iniciativa movimenta o comércio -- sobretudo o eletrônico -- durante todo o mês de novembro. Os shoppings estendem as promoções até domingo (28) e ampliam o horário de funcionamento para atrair o consumidor.

Em 2021, a Black Friday deve movimentar o setor em todo o Brasil. Isso porque no ano passado a data ficou apagada por conta da pandemia, já que o comércio ainda funcionava com restrições. Porém, as vendas on-line ganharam maior destaque. “Essa data representa cerca de 4% das vendas do varejo no Brasil. Este ano, a expectativa é que a Black Friday levante cerca de R$ 5,5 bilhões”, afirma Diego Arruda, empresário e especialista em negócios.

Pesquisa feita pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, aponta que 37,1% dos entrevistados afirmaram que vão às compras hoje. Quanto à forma de compras, 77,1% dos entrevistados afirmaram que vão usar a internet, 12,5% nas lojas do centro e bairros e 9,8% em shoppings. Espera-se um aumento de aproximadamente 25% nas compras on-line, estima a Acso.

Em relação aos produtos a serem adquiridos, 29,5% preferem itens para a casa e decoração, 22,1% celular e informática, 14,7% TV e eletroeletrônicos, 12,6 % alimentos e bebidas, 11,6% viagens e 3,2% brinquedos. Sobre os valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa dos consumidores será de gastar aproximadamente R$ 590,00, valor 13% maior que o despendido no ano passado, apesar da elevação dos preços em função do aumento dos índices de inflação e da disparada do dólar. A pesquisa também apontou que 51% dos ouvidos vão realizar o pagamento com o cartão de crédito (13,5% pretendem parcelar), 14,6% com débito e 11,5% com Pix.

Dicas

A Acso preparou uma lista para o consumidor que pretende fazer compras e aproveitar os descontos da Black Friday sem gastar demais. O primeiro passo é fazer uma lista e manter o foco, sem comprar o que não foi planejado.O foco é criar uma lista de quais itens você realmente precisa e quais gostaria de comprar. Outra dica importante é comparar os preços. Pesquise os preços e acompanhe a evolução dos valores dos produtos. E se for fazer compras on-line, pesquise a confiança e a idoneidade do site, para não ter surpresas desagradáveis depois. (Ana Cláudia Martins)