Cemitérios municipais esperam 45 mil no finados

Haverá programação especial para receber a população e reforço aos cuidados sanitários e de distanciamento

Por Ana Claudia Martins

Ontem (22), à tarde, funcionários faziam roçagem no Cemitério da Saudade.

Os quatro cemitérios municipais de Sorocaba deverão receber 45 mil pessoas ao longo do feriado de Dia de Finados, no dia 2 de novembro. Os locais terão programação especial para receber a população, além da exigência dos protocolos sanitários contra a Covid-19. Segundo a Prefeitura, os cemitérios municipais irão funcionar no horário normal de atendimento, das 8h às 17h, durante todo o feriado prolongado de Finados, ou seja, no fim de semana que antecede à data, bem como no dia 1º de novembro, além do feriado no dia 2.

Os locais estão sendo revitalizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e as obras de reforma, manutenção e limpeza estarão concluídas até o dia 30, conforme estimativa. Ontem (22), à tarde, funcionários faziam roçagem no Cemitério da Saudade.

Os cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) terão programação especial no Dia de Finados, de modo a acolher a todos que irão prestar condolências na data. Em cada um deles, violinistas recepcionarão os visitantes, enquanto equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) farão a distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida.

Também, em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuirão álcool em gel e duas fitas simbólicas, na qual cada pessoa poderá escrever mensagens, inclusive, para homenagear seus entes queridos. Uma das fitas será devolvida à equipe da Ossel, para compor uma grande obra, que será exposta na sede da empresa. Já, a ação da Ofebas consistirá na entrega de plantas ornamentais, igualmente simbólicas.

Prevenção contra a Covid-19

Equipes da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, irão orientar os visitantes nos locais quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial e recomendar a utilização de álcool em gel, bem como que mantenham o distanciamento social.

A orientação, ainda, é que cada pessoa leve garrafa própria de água e adote medidas para se proteger, em caso de sol forte, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

A Serpo sugere que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, para obter a localização exata da sepultura de seu ente querido e, assim, ter mais comodidade, evitando fila na Administração do cemitério.

Devido ao mutirão de reformas, manutenção e limpeza realizado pela Prefeitura nos cemitérios públicos da cidade, visando melhorias no atendimento à população, os serviços de reparo e limpeza em jazigos promovidos pelos cidadãos foram temporariamente suspensos ontem, retornando normalmente após o Dia de Finados.

A Serpo reforça, ainda, que as unidades da Casa do Cidadão seguem recebendo as solicitações de serviços referentes aos jazigos, que igualmente serão retomados logo após o Dia de Finados. Outras informações, tais como localização dos cemitérios municipais e contatos, podem ser acessadas pelo link https://servicospublicos.sorocaba.sp.gov.br/destaques/cemiterios/.

Já a programação de cerimônias religiosas nos cemitérios municipais ainda está sendo definida e será divulgada em breve. Isso porque o prazo de chamamento das instituições religiosas interessadas em utilizar os espaços disponíveis, nos quatro cemitérios, foi encerrado ontem.

Cuidados preventivos

A Secretaria da Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, ressalta a importância de ações preventivas para que se evite o surgimento de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Para tanto, as flores devem ser levadas aos cemitérios sem sacos plásticos ou papel celofane. Outra medida importante é não utilizar pratos de vasos de plantas. O ideal é optar por vasos com furos embaixo, para escoar a água, ou por flores artificiais. (Ana Cláudia Martins)