Cruzeiro do Sul participa de exposição sobre jornais centenários, no Maranhão

Veículo participou com a capa da primeira edição, publicada em 12 de junho de 1903

Por Da Redação

Exposição segue no Maranhão até 19 de novembro

Foi realizada no sábado (16), em São Luís (MA), a abertura da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”. O trabalho reuniu dois séculos de história, em uma viagem por meio das fotos das capas de jornais centenários, com um total de 54 periódicos, sendo 36 de Portugal e 18 do Brasil, incluindo o jornal O Imparcial, único representante maranhense, e o Cruzeiro do Sul.

A abertura da exposição ocorreu no salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, que fica na rua da Palma, no Centro de São Luís. O evento foi iniciado às 17h e contou com a presença de autoridades portuguesas. O evento foi gratuito e também aberto ao público. Com a abertura, a mostra poderá ser visitada de segunda à sexta, das 8h às 17h, no período de 18 de outubro a 19 de novembro, no mesmo local, Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

Na exposição, o Cruzeiro do Sul participou com a capa da primeira edição, publicada em 12 de junho de 1903, e com a capa publicada na edição de 2 de outubro de 2019.

A primeira exposição foi dedicada exclusivamente aos jornais portugueses e aconteceu na cidade de Aveiro, em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa. Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal, trouxe para o Brasil essa exposição, ampliando-a com a inserção de jornais brasileiros. Foi na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos Jornais Centenários.

O Cruzeiro do Sul foi fundado em 1903. Em 1963 passou a ser administrado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), até hoje sua mantenedora. (Da Redação, com informações do jornal O Imparcial)