‘Escolas estão preparadas’, diz secretário

Volta na 2ª feira será 100% presencial e obrigatória. Dia 3 haverá novas orientações

Por Ana Claudia Martins

Rossieli Soares esteve em Sorocaba para inaugurar 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, disse ontem, em Sorocaba, que todas as escolas estaduais estão preparadas para a retomada presencial das aulas, em 100%, a partir da próxima segunda-feira (18) e que todos os protocolos de prevenção à Covid-19 deverão ser seguidos por todos os estudantes e funcionários da rede estadual.

A volta às aulas, de forma presencial e obrigatória, em toda rede estadual, que foi anunciada pelo governo paulista na última quinta-feira (13).

Já a partir de 3 de novembro, novas mudanças passarão a ser implementadas, como a não obrigatoriedade do distanciamento de um metro e, por consequência, a descontinuidade do revezamento entre os alunos nas aulas presenciais. A medida vai ampliar o acesso e a frequência dos estudantes da educação básica à unidade escolar para 100% dos estudantes presentes simultaneamente.

Rossieli Soares disse ainda que praticamente todos os setores praticamente já retomaram suas atividades de forma presencial, e que com as escolas estaduais não poderia ser diferente.

“Anunciamos a volta em dois passos importantes. O primeiro é a volta obrigatória e presencial dos alunos nas escolas, o que é insubstituível. A sociedade de uma forma geral já voltou com todos os movimentos e até sem distanciamento nos restaurantes, então, tem que ter prioridade para as escolas também”, disse.

“As crianças foram o público que mais sofreu com a pandemia, e que isso foi constatado por diversas entidades como ONU, Unesco e Unicef. A gente tem olhado experiências nacionais e também internacionais, como casos da retomada presencial nas escolas nos EUA, e estudos recentes apontam que o principal fator não é a questão do distanciamento social, mas sim a permanência dos protocolos de segurança: máscara, álcool gel, higienização das mãos”, explicou o secretário.

Rossieli Soares destaca ainda que no mês que vem todos os protocolos seguem mantidos, mas com distanciamento menor, e na hora da refeição as escolas podem separar os alunos por grupos. “As escolas estaduais estão preparadas, possuem material de higiene e limpeza, muitas foram reformadas e o ensino remoto só será mantido em casos muito específicos”, afirma.

O secretário disse, ainda, que somente após o retorno dos alunos totalmente de forma presencial será possível analisar a questão da evasão escolar na rede estadual, por conta da pandemia da Covid-19. “A pandemia é uma verdadeira tragédia do ponto de vista escolar e do aprendizado para as crianças e para os alunos de uma forma geral. Então, ainda estamos mensurando os prejuízos causados na educação para analisar quais medidas serão necessárias no sentido de recuperar tudo o que foi perdido”, ressalta.

Tecnologia acessível

Rossieli Soares esteve na cidade, ontem, para inaugurar o 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) instalado na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, na Vila Barcelona. A experiência em Sorocaba será “piloto” para todo o interior paulista na questão da inovação na rede estadual de ensino.

O Centro de Inovação é o primeiro a atender a rede estadual do interior paulista e o único fora da capita. Conforme a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, até abril de 2022, mais 21 unidades serão disponibilizadas.

O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista de Sorocaba possui equipamentos de ponta e é dividido em sete espaços, salas onde são desenvolvidas atividades voltadas para a tecnologia e o mundo digital.

Em um espaço amplo e moderno, as salas, totalmente equipadas, nem de longe lembram os antigos laboratórios de ciências das escolas estaduais dos anos 80, por exemplo, onde nem computador existia.

Com recursos tecnológicos, equipamentos, tablets, monitores, notebooks e diversas experiências com objetos que remetem à pesquisas e projetos tecnológicos e científicos, o novo espaço em nada perde para as escolas particulares.

O único problema é, neste momento, ser somente uma unidade na cidade, para toda a rede estadual de Sorocaba e interior paulista. De acordo com o secretário, o novo espaço poderá ser usado também pela rede municipal, e a experiência de Sorocaba será “piloto” para outras cidades e até para a rede municipal de ensino. O secretário municipal da Educação, Márcio Carrara, participou da inauguração. (Ana Cláudia Martins)