Usuários estão com dificuldade para recarregar cartão de ônibus

Por Wilma Antunes

Um aviso no guichê dos terminais de ônibus de Sorocaba pegou os usuários de surpresa. No papel colado ao vidro que separa o passageiro do funcionário, há a mensagem de que o pagamento das tarifas com cartões de débito e crédito estão temporariamente interrompidas, devido à “falta de sistema”. A medida foi tomada sem aviso prévio e prejudicou muita gente.

A auxiliar de compras Andra Prestes Martins, de 24 anos, precisou chamar um carro de aplicativo para conseguir ir ao trabalho e ainda chegou atrasada. Ela conta que, desde o dia 7 deste mês, tenta carregar o cartão tanto no terminal São Paulo, quanto no Santo Antônio, ambos sem sucesso.

Andra precisou ir até um caixa eletrônico, sacar dinheiro e ir ao terminal de ônibus para, finalmente, carregar o cartão. O trâmite não a agradou e ela se sentiu frustrada com o episódio. “Eles dão essa opção de comprar o passe pelo Cittamobi, mas a plataforma é muito ruim. Achei essa situação horrível, não pelo fato de não estarem aceitando cartão, mas sim por não dar nenhuma assistência real sobre o assunto”, conta.

Sorte da empregada doméstica Maria Lúcia de Lima, de 45 anos, que estava com dinheiro no bolso quando foi comprar passe. Ela tentou recarregar o cartão no débito, no terminal Santo Antônio, mas não conseguiu. Ela diz não ter sido orientada por nenhum funcionário sobre a falta de sistema. “De certa forma, a gente acaba se prejudicando. Se eu não estivesse com o dinheiro, não teria conseguido ir trabalhar”. Em nota enviado ao Cruzeiro do Sul, a Urbes lamentou o transtorno temporário e informou que o sistema de recebimento por débito está suspenso devido a uma troca dos equipamentos e que uma nova empresa está assumindo o serviço, após vencer processo de licitação.

O serviço deve estar regularizado até o dia 22, de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. Como alternativa, a administração municipal recomenda que os pagamentos sejam realizados pelo aplicativo Cittamobi (débito e crédito), via Pix e por dinheiro. (Wilma Antunes - programa de estágio)