Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Cidade espera novas doses para antecipar imunização com Pfizer

Segunda aplicação foi reduzida de 8 semanas para 21 dias em SP

21 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Até dezembro, o Brasil deve receber 100 milhões de doses da vacina da Pfizer
Até dezembro, o Brasil deve receber 100 milhões de doses da vacina da Pfizer (Crédito: Ariana Drehsler/ AFP )

A Prefeitura de Sorocaba informou ontem (20) que aguarda a chegada de novas doses da vacina da Pfizer para antecipar de oito semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em adultos (acima de 18 anos).

A medida foi anunciada pelo governo estadual na última segunda-feira (18). Conforme o Estado, o prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal em todo o Estado de São Paulo.

Questionada a respeito, a Secretária da Saúde (SES) de Sorocaba informa que o município comemorou essa antecipação e, desde já, aguarda o envio dessas novas doses. “Tão logo chegarem, novas ações de vacinação já serão definidas e, em seguida, informadas à população e à imprensa”, informa a pasta municipal.

Conforme o Estado, a medida beneficia dois milhões de pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose e, agora, poderão concluir seu esquema vacinal cinco semanas antes do prazo indicado na carteira de vacinação.

A nova estratégia definida pelo Plano Estadual de Imunização (PEI) já pode ser realizada desde terça-feira (19) pelos 645 municípios paulistas. “Distribuímos integralmente a todas as cidades as doses necessárias para concluir a imunização do público adulto e, por isso, pactuamos com o Cosems esta redução no prazo para 21 dias”, afirma a coordenadora geral do PEI, Regiane de Paula.

Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades e conferir a sua carteira de vacinação.

Cada cidadão que já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando em seu calendário 21 dias a partir da data da primeira dose e mesmo que o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.

No entanto, a vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas e a antecipação para o público será adotada mediante disponibilização de mais doses de Pfizer pelo Ministério da Saúde.

Sorocaba tem 68.282 faltosos

Sorocaba possui 68.282 faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19, segundo novo balanço divulgado na última terça (19). Os dados da SES apontam 23.662 faltosos da Coronavac, 23.534 da Pfizer e 21.086 da Astrazeneca.

Para quem perdeu o prazo, a orientação é que o munícipe compareça a uma nova ação de segunda dose da vacina adequada para o grupo contemplado. Outras informações sobre cada uma das ações de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficias: Facebook (/prefeituradesorocaba) e Instagram: @prefeituradesorocaba. (Ana Cláudia Martins)