Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Alunos das escolas estaduais retomam aulas presenciais em Sorocaba

Retomada obrigatória de 100% dos alunos começou a valer nesta segunda-feira (18), conforme determinação do governo estadual

18 de Outubro de 2021 às 16:09
Ana Claudia Martins [email protected]
Atualmente, o piso da categoria equivale ao salário de professor com jornada semanal de 40 horas com vencimentos de R$ 2.886,24
Atualmente, o piso da categoria equivale ao salário de professor com jornada semanal de 40 horas com vencimentos de R$ 2.886,24 (Crédito: Fábio Rogério)

Alunos das escolas estaduais de Sorocaba retomaram as aulas presenciais de forma obrigatória, conforme determinação do governo estadual. A medida passou a valer nesta segunda-feira (18) em todo o estado de São Paulo.

Nas escolas estaduais Rafael Orsi Filho e Visconde de Porto Seguro a presença dos alunos ainda não foi 100%, mas a maior parte dos estudantes voltou para a sala de aula. A retomada presencial foi marcada pelas medidas de prevenção contra a Covid-19 e um misto de ansiedade e felicidade pelo dia a dia no ambiente escolar e o contato com os amigos.

Segundo o governo estadual, as aulas presenciais, que já retornaram depois das férias em agosto, agora passam a ser obrigatórias para os estudantes da rede estadual, particular e municipais (que não possuem conselhos próprios).

“O momento foi escolhido pela Secretaria da Educação do Estado após avaliação e acompanhamento do período em que não houve obrigatoriedade da presença de alunos e com autorização do Comitê Científico do Governo de São Paulo”, destaca a pasta estadual.

Além disso, a pasta informa que a imunização de 97% dos profissionais da educação garante maior segurança para a retomada por completo das aulas. E ainda 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o governo estadual, nas próximas duas semanas, as escolas poderão receber 100% de seus estudantes, desde que seja respeitado o distanciamento de 1 metro entre os estudantes.

Caso as unidades não possuam a capacidade para atender este requisito deverão organizar o sistema de revezamento, de acordo com o planejamento de cada unidade escolar. Já a partir de 3 de novembro, não haverá mais a necessidade deste protocolo de distanciamento e, com isso, o retorno obrigatório será diário para todos os alunos.

“Essas medidas valem para as redes estadual, privada e municipais que não possuem conselhos de Educação próprios. Os demais municípios têm autonomia de seguir ou não a orientação da Seduc-SP, desde que apresentem justificativas pautadas nos dados epidemiológicos que impeçam o retorno presencial. Já as particulares terão até duas semanas para se organizarem para esse retorno obrigatório, de acordo com Deliberação do Conselho Estadual de Educação”, ressalta o governo estadual.

Conforme decreto estadual, também continua obrigatório o uso de máscaras, além da higienização das mãos com álcool em gel. Já as exceções em relação à obrigatoriedade da aula presencial são: jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra Covid-19; jovens gestantes e puérperas; crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para Covid-19, para as quais não há vacina aprovada no país, e estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à doença, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

Escolas adaptadas para receber os alunos

Nesta segunda, em duas escolas estaduais de Sorocaba o cenário foi bem diferente nas salas de aulas, já acostumadas com a falta de alunos por conta da pandemia da Covid-19. Com a obrigatoriedade da retomada presencial, quase 100% dos alunos compareceram e as escolas se adaptaram para cumprir as medidas necessárias e preventivas.

Na Visconde de Porto Seguro, no Centro, aferição de temperatura, uso de máscara, totens de álcool em gel e até um bebedouro coletivo onde os alunos não precisam tocar com as mãos para encher suas garrafas. Tudo para evitar a Covid-19.

A vice-diretora da escola, Renata Quibáo, afirma que a Escola Estadual Visconde de Porto Seguro possui no total 305 alunos, em tempo integral, somente nas séries do Ensino Fundamental 2, ou seja, do sexto ao nono ano. “Neste primeiro dia recebemos 200 alunos. Na hora da entrada estava chovendo, então, creio que isso atrapalhou um pouco. A escola está toda adaptada para receber os estudantes com segurança, temos marcações no pátio e na hora das refeições para manter o distanciamento social e todas as medidas preventivas, álcool gel, tudo”, destaca.

O mesmo ocorreu na Escola Estadual Rafael Orsi Filho, que fica no bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba. De um total de 300 alunos do período da manhã, 237 foram para as aulas presenciais nesta manhã. A escola recebe alunos nos períodos da manhã e tarde, do Ensino Fundamental 2 e também do Ensino Médio. Nas salas de aula, todos os alunos com máscara e o prédio da escola com adaptações para que os alunos se cuidem e apliquem as medidas preventivas.

Alunos aprovaram retomada presencial

Entre os estudantes, um misto de ansiedade e felicidade pela retomada presencial das aulas nas escolas estaduais. Na Visconde de Porto Seguro, o aluno William Riquelme, de 14 anos, d9 9º ano, fez até uma poesia para celebrar a volta às aulas presenciais.

Ele conta que já estava frequentando as aulas presenciais desde o início do último mês de agosto, mas a volta obrigatória com 100% dos alunos era esperada. “Muito melhor com todos os alunos, o ensino presencial é bem melhor, realmente estava fazendo falta”, destaca.

A aluna Emilly Cristini, 13 anos, da 8ª série, também estava frequentando as aulas desde agosto, mas não com 100% dos alunos. “Muito melhor voltar, estou feliz. A gente não tinha quase nada para fazer em casa e na escola é bem melhor”, afirma.
Colega de classe, Igor Matheus, 14 anos, também aprovou a retomada presencial. “O estudo presencial é muito melhor. Muito bom rever os amigos e com a máscara e álcool gel dá para se prevenir”, aponta.

Linha do tempo

Em 8 de setembro de 2020, foi feita a abertura das escolas para atividades presenciais e no dia 3 de novembro foram autorizadas aulas regulares para Ensino Médio (EM) e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Em janeiro de 2021, a recuperação aconteceu de forma presencial e facultativa e em 8 de fevereiro aconteceu a abertura das escolas para o ano letivo de 2021. Em março, durante a fase emergencial do Plano SP, as escolas abriram só para os estudantes mais vulneráveis, de acordo com o CadÚnico.
No mês seguinte, em 14 de abril, já na fase vermelha do Plano São Paulo, a presença permitida era de até 35% dos alunos. Em julho também houve recuperação presencial.

No último dia 2 de agosto foi dado início ao segundo semestre letivo presencial e agora em outubro é anunciado o retorno total dos estudantes, com presença obrigatória em sala de aula, que antecede o último avanço nessa escalada para a retomada das atividades presenciais na educação: o retorno, sem revezamento, de todos os estudantes. (Da Redação)

.

Galeria

Confira a galeria de fotos