Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Satisfação com serviços prestados pelo Saae aumentou, diz pesquisa

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
(Crédito: Divulgação)

A satisfação do sorocabano com a água captada, tratada e distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) aumentou de 65,8%, para 85,6%, de 2020 para 2021. As informações estão em um levantamento da empresa privada Indsat, que mede indicadores de satisfação de serviços públicos desde 2013. Os dados foram divulgados em setembro.

Pelas informações, com dados de junho, Sorocaba apresentou 793 pontos de satisfação, com 85,6% de aprovação da população. Em novembro de 2020. a aprovação era de 65,8% e 698 pontos de satisfação. Pela pesquisa, são 1.000 pontos o nível máximo que o item pesquisado pode apresentar.

Paulo Ricardo Gomes, diretor da Indsat, explica que a ideia é saber o que a população está pensando sobre os serviços. “A ideia é ver qual é o sentimento da população sobre o que ela está recebendo”, diz. Ainda conforme ele, com relação à água, são realizadas duas pesquisas, sendo uma sobre a água recebida e outra sobre o abastecimento. São 16 serviços medidos pela instituição que atua desde 2013 e mantém contrato somente com empresas privadas, que encomendam as pesquisas. Em Sorocaba, foram 600 pessoas entrevistadas de forma presencial. A pesquisa tem margem de erro de 3,8%.

Questionado sobre a pesquisa e sobre o que fez para aumentar o percentual de aprovação. o Saae/Sorocaba afirmou que busca “constantemente, por meio de procedimentos operacionais no tratamento, adequar máquinas e equipamentos, assim como a melhoria contínua nos processos de potabilização da água”. “A meta é sempre a manutenção da excelente qualidade da água servida à população”, diz.

“Com a implantação do novo sistema produtor de água do Vitória Régia, o Saae/Sorocaba tem, atualmente, além dos mananciais utilizados anteriormente, o rio Sorocaba como uma nova alternativa para captação, tratamento e distribuição de água, garantindo o fornecimento de água com toda qualidade para a população. Na ETA Vitória Régia, destaca-se, ainda, o tratamento da água à base de ozônio, empregado por meio de tecnologia inovadora e pioneira na América Latina”, comenta a autarquia.

Ainda conforme Pedro Gomes, as cidades avaliadas pela instituição são divididas em agrupamentos populacionais: cidades de pequeno porte (CPP), com até 100 mil habitantes; cidades de médio porte (CMP), entre 100 mil e 400 mil habitantes; e cidades de grande porte (CGP), com mais de 400 mil habitantes, onde se enquadra Sorocaba. (Marcel Scinocca)