Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Incêndios destroem prédios da ferrovia

14 de Outubro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Complexo ferroviário, em Santa Rosália, é tombado pelo patrimônio histórico.
Complexo ferroviário, em Santa Rosália, é tombado pelo patrimônio histórico. (Crédito: CORTESIA)

Incêndios ocorridos na quinta-feira (7) e no domingo (10) destruíram dois imóveis dentro do complexo das oficinas de locomotivas, carros e vagões da antiga Estrada de Ferro Sorocabana , em Santa Rosália, próximo da região central de Sorocaba. Em um dos prédios havia um automóvel que também foi consumido pelas chamas. Os telhados desabaram. Uma das ocorrências foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. No local havia peças de veículos abandonados da empresa Rumo.

As instalações industriais estão desativadas desde 2016 e, conforme moradores das ruas próximas, estão sendo invadidas diariamente por “garimpeiros” de cobre e metais nobres, cujas ações podem ter provocado os incêndios.

Construído na década de 1930, o Complexo Ferroviário de Sorocaba pertence ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e está sob responsabilidade da concessionária Rumo Malha Oeste S/A. As oficinas são tombadas como patrimônio histórico estadual, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), e municipal, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP).

A concessionária Rumo, responsável pela malha ferroviária da região, não respondeu sobre os incêndios dos dias 7 e 10, mas relatou um terceiro caso. “Um foco de incêndio foi identificado na última segunda-feira (11), por volta das 15h40, nos fundos do barracão esquerdo do complexo de oficinas em Sorocaba. (Marcel Scinocca)