Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comemoração

Parques ficam lotados em Sorocaba no Dia das Crianças

Eventos, brinquedos e entrega de doce, sorvete e refrigerante marcaram a data

12 de Outubro de 2021 às 19:26
Marcel Scinocca [email protected]
Atrações organizadas pela Prefeitura de Sorocaba ocorreram em sete pontos da cidade
Atrações organizadas pela Prefeitura de Sorocaba ocorreram em sete pontos da cidade (Crédito: Fábio Rogério (JCS 12/10/2021) )

O Dia das Crianças foi intenso, em Sorocaba, nos parques da cidade, nesta terça-feira (12). O jardim Abaeté, onde fica o Parque das Águas, foi o mais movimentado e chegou a registrar o pico de 2,5 mil pessoas, por volta das 14h. Houve evento direcionado à criançada em outros seis locais da cidade.

No Parque das Águas a programação especial e gratuita foi organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com diversas secretarias municipais e com o apoio da iniciativa privada. O parque ficou com movimento intenso durante todo dia. Entretanto, o pico de público ocorreu por voltas 14h, ocasião em que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) esteve no local. Praticamente toda a área reservada para apresentações, chamada de praça de eventos, ficou lotada.

As crianças tiveram a oportunidade de participar de oficinas oferecidas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), como capoeira, damas e xadrez. Outra atividade no local foi o “Inventários da Natureza”. Nele, a equipe da Secretaria da Educação (Sedu) ensinou o público a produzir mandalas com elementos naturais, utilizando sementes, grãos, folhas e flores. A Guarda Civil Municipal (GCM) fez uma oficina de escultura de bexigas.

O público infantil ainda pôde se divertir em inúmeros brinquedos infláveis e na cama elástica, que ficaram à disposição no local, das 13h às 16h. Também teve distribuição de doces, sorvetes e refrigerantes pelo FSS. Os voluntários se desdobravam para atender o público, que chegou a esperar até um hora na fila para receber as guloseimas.

O Rodrigo Gonçalves, morador do bairro Santa Rosália, levou a filha de sete anos. Para evitar de ficar muito tempo na fila, ele revezou com a esposa, que ficou na fila do brinquedo, com a filha, enquanto ele ficou na fila do sorvete. Jéssica Daiane da Silva Freitas também fez da mesma forma com os filhos Yam e Yuri. O Yuri, que ficou com ela, enquanto irmao estava com o pai, inclusive, reclamou da fila. “Se for para ficar o dia inteiro na fila, não dá, né”, comenta. Era a segunda fila que enfrentava, sendo a primeira de um brinquedo.

Ainda no local. houve apresentações, como dos 14 voluntários do grupo Doutores da Graça, que participaram da programação fantasiados de princesas e super-heróis.Sem fiscalização ou mesmo orientação, muitas pessoas, incluindo famílias inteiras, não usavam máscaras no local.

O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga e da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, além de outras autoridades, incluindo vereadores e secretário municipais.

Outros locais

Atrações parecidas, com distribuição de doces e sorvetes, também foram realizadas no Parque “Maestro Nilson Lombardi”, conhecido como Praça do Ipiranga. Lá, a Prefeitura de Sorocaba disponibilizou a entrega de 2 mil kits de doces, além de brinquedos infláveis, cama elástica e oficinas esportivas.

Também houve evento em Brigadeiro Tobias. As crianças e suas famílias foram recebidas com uma série de atrações, na Praça “Alberto Sarti”, entre elas brinquedos infláveis, pula-pula, kits de doces, pipoca, algodão-doce, bolo, refrigerante e sorvetes. Houve, ainda, apresentação de dança e a participação de personagens infantis e super-heróis. Também houve brincadeiras tradicionais, como pula corda, minibasquete e desenhos para colorir.

No Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) houve diversões gratuitas para toda a família, com destaque para o planetário móvel montado no auditório e para as oficinas tecnológicas. No bairro Vitória Régia ocorreu diversas atividades para toda a família e a entrega da revitalização do Parque “Amedeo Franciulli”. Houve eventos ainda no Parque dos Espanhóis e no Jardim Carandá.