Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crime

Justiça nega liberdade para motorista de aplicativo suspeito de violentar mulher

Caso ocorreu em Iperó, na sexta-feira (8); casos semelhantes seguem em investigação

09 de Outubro de 2021 às 17:33
Marcel Scinocca [email protected]
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atende casos de violência doméstica e de gênero. Crédito da foto: Arquivo JCS/ Emídio Marques
Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atende casos de violência doméstica e de gênero. Crédito da foto: Arquivo JCS/ Emídio Marques (Crédito: Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) atende casos de violência doméstica e de gênero. Crédito da foto: Arquivo JCS/ Emídio Marques)

A Justiça negou o pedido de liberdade ao motorista de aplicativa que foi preso na noite de sexta-feira (8), suspeito de violentar uma mulher na cidade de Iperó, na mesma data. O homem tem 33 anos e nega as acusações. Caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba (DDM). 

Conforme a decisão, há indícios de autoria e materialidade do delito imputado ao acusado, tendo em vista os depoimentos colhidos pela polícia. O magistrado Fernando França Viana ainda lembra que a vítima não reconheceu o homem apenas pelo tênis, mas também pelo rosto, porte e voz.

No processo, a Defensoria Pública foi contra a manutenção da prisão. Um dos argumentos usados era a pandemia. Já o Ministério Público opinou pelo indeferimento do pedido. “Nesta fase processual, ao menos por ora, não há como auferir a inocência do indiciado, uma vez que se faz necessária a produção de todas as provas”, lembra. Ele ainda ponderou no sentido que a residência do acusado não é na mesma cidade onde o crime foi relatada.

O caso

A Polícia Civil de Iperó prendeu, o homem suspeito de violentar uma mulher na área rural da cidade. A operação ocorreu com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Sorocaba.

De acordo com informações da corporação, a vítima foi surpreendida enquanto voltava para sua casa caminhando. O homem teria descido do carro nu, apenas com os tênis nos pés, exigindo que ela não corresse, pois do contrário a mataria.

O suspeito, então, se aproximou, puxou o cabelo da vítima e a jogou no chão. Em seguida, levantou sua saia e, mais uma vez, a ameaçou de morte caso tentasse reagir.

Desesperada e buscando ganhar tempo, ela interagiu com o acusado dizendo-lhe que onde estavam era um local por onde muita gente passava. Ele tentou colocar a mulher dentro do carro e, como não conseguiu, a arrastou até um eucaliptal próximo.

Na sequência, aproveitando que um outro veículo se aproximou e não conseguiu passar porque o carro do agressor estava obstruindo a passagem, a vítima começou a gritar por socorro e correu em direção a um pasto. O homem entrou no carro e também fugiu.

A mulher, que sofreu lesões na perna e nos braços, levada de ambulância até o pronto socorro, foi prontamente atendida e medicada.

Assim que tomaram conhecimento dos fatos, os policiais civis do Setor de Investigações Gerais (SIG) de Iperó deram início ao trabalho de investigação.

Por meio de pesquisas e imagens captadas por câmeras de segurança, foi possível identificar que veículo havia sido alugado em Sorocaba e seria utilizado para o transporte de passageiros através de um aplicativo. A partir desse momento os policiais civis de Iperó entraram em contato com a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), que destacou uma equipe do GOE para auxiliar nas diligências.

Na locadora, além dos dados do homem, os policiais souberam que ele havia solicitado um guincho, já que o veículo havia quebrado e que estaria retornando de táxi até o local para pegar um outro carro. Assim que chegou ao estabelecimento, o homem foi abordado e detido pelos policiais civis.

Embora tenha negado os crimes, a vítima, por meio de fotos, o reconheceu como autor das violências e ameaças que sofreu.

Encaminhado ao plantão da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba, o suspeito foi reconhecido pessoalmente, assim como sua voz e o tênis que usava. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de Estupro, previsto no artigo 213 do Código Penal.

Após o término dos procedimentos de polícia judiciária, o homem foi levado até uma unidade do sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Dois aparelhos celulares foram apreendidos e o trabalho da Polícia Civil prossegue, no sentido de descobrir se há mais vítimas do acusado. Quem tiver mais informações deve ligar para o 181 ou procurar a DDM de Sorocaba. (Marcel Scinocca, com informações da Polícia Civil)