Sábado haverá ‘Dia V’ para 2ª dose de vacina contra Covid

Ação acontecerá em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo

Por Ana Claudia Martins

Prefeituras poderão aplicar a terceira dose nos idosos, de acordo com o calendário vigente.

O governo estadual anunciou ontem (29) a realização do “Dia V” de vacinação contra a Covid-19. A iniciativa, em parceria com os 645 municípios, acontecerá sábado (2) e tem como objetivo a aplicação da segunda dose da vacina e a atualização dos registros de vacinação na plataforma VaciVida. Mais de cinco mil pontos de vacinação estarão abertos das 7h às 19h, em todo o Estado, para a aplicação exclusivamente destas doses. Cada cidade deverá divulgar a sua programação e horários e locais de funcionamento dos postos de saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará um recurso para os profissionais de saúde dos municípios para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população. “É uma oportunidade de aumentarmos a cobertura vacinal no Estado e intensificar a aplicação da segunda dose. A iniciativa é uma grande oportunidade para quem está com a segunda dose atrasada se vacinar”, destacou a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

As cidades também poderão utilizar a data e os recursos para atualizar o sistema VaciVida e inserir imunizados que eventualmente ainda não foram registradas. As prefeituras poderão aplicar a terceira dose nos idosos, de acordo com o calendário vigente, e que já tomaram duas doses em fevereiro ou março. De acordo com o Estado, um segundo “Dia V” de imunização ocorrerá no dia 16 de outubro.

Terceira dose para a saúde

O governo estadual também anunciou ontem a aplicação da dose adicional contra a Covid-19 para todos os profissionais de saúde de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (4). Cerca de 1 milhão de trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, poderão receber este reforço na sua imunização.

De acordo com o Estado, a dose extra será disponibilizada aos profissionais que tomaram a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses, ou seja, entre os meses de fevereiro e março de 2021.

Esta estratégia foi iniciada no dia 6 de abril, com a priorização de 1 milhão de idosos e adultos imunossuprimidos. O calendário deste público foi programado com escalonamento das faixas etárias, começando pelos mais velhos. Os grupos acima de 80 anos e imunossuprimidos já entraram na estratégia em semanas anteriores e, desde segunda-feira (27), a oferta das doses está em curso para pessoas de 70 a 79 anos. Os que têm entre 60 e 69 anos serão contemplados entre os dias 4 e 10 de outubro.

As doses adicionais são aplicadas com base nos intervalos de tempo mínimos após a segunda dose ou conclusão do esquema vacinal de pelo menos seis meses para quem tem 60 anos ou mais, e ao menos 28 dias para os adultos com imunossupressão.

Conforme a pasta estadual, todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta iniciativa. (Ana Cláudia Martins)