Sorocaba está há quatro dias sem notificação de novos óbitos por Covid-19

Um dos principais motivos é o avanço da vacinação contra a doença na cidade, que já aplicou quase um milhão de doses das vacinas

Por Ana Claudia Martins

Sorocaba está há quatro dias sem receber notificação de novos óbitos causados pela Covid-19. A informação é da Prefeitura de Sorocaba. Porém, as pessoas devem continuar usando máscara e continuar com as medidas preventivas, como álcool gel, distanciamento e evitar aglomerações.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o último óbito notificado ao município e informado no Boletim Covid ocorreu no dia 24 de setembro. “Trata-se de um homem de 57 anos, diabético, hipertenso e cardiopata, que faleceu no dia 23 de setembro”, informa.

Conforme a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, os principais motivos para a queda no número de óbitos pela doença, assim como a redução de novos casos e internações, são principalmente o avanço da vacinação, além das medidas preventivas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Contudo, a pasta municipal destaca que a cidade pode receber novas notificações de óbitos pela Covid-19 nos próximos dias, inclusive com dados “atrasados”, ou seja, o que seria uma retroalimentação dos números. Deste modo, não é possível afirmar, neste momento, que é a primeira vez que Sorocaba fica mais dias sem receber novas notificações de mortes pela doença.

Já a vacinação contra a Covid-19 na cidade segue avançando. De acordo com a SES, até a última terça-feira (28), o total de 935.223 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população, sendo 565.296 da primeira aplicação, 347.871 da segunda dose, 18.039 da dose única e 4.017 da terceira aplicação ou dose de reforço.

A pasta municipal reforça que as pessoas completem o esquema vacinal da Covid-19, usem máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento social.

Primeira morte ocorreu março de 2020

Sorocaba confirmou a primeira morte pela Covid-19 no dia 28 de março de 2020. Um idoso, de 92 anos, que estava internado em um hospital particular da cidade, faleceu por conta da doença.
Já no dia 5 de abril de 2021, a cidade bateu recorde no número de mortes pela Covid-19 notificadas em um único dia. Na data, no total, foram 62 óbitos.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba informou que nem todos óbitos ocorreram nas últimas 24 horas, e que muitos são do final de março, mas considerou a situação preocupante.

Além disso, naquele dia, nenhuma cidade do interior paulista registrou número de mortes pela Covid-19 tão alto como Sorocaba. Outro sinal de alerta e preocupação no dia 5 de abril deste ano foi que os hospitais da cidade voltaram a registrar 100% de lotação dos leitos para covid.

Já o recorde anterior na cidade por conta da Covid-19 tinha ocorrido em 29 de março de 2021, quando o boletim informou a morte de 54 pessoas no total.

Em Votorantim

Até segunda-feira (27), Votorantim havia ficado 18 dias consecutivos sem registro de mortes por Covid-19. Ontem (28), a Prefeitura confirmou quatro óbitos. Uma das mortes ocorreu ontem, um homem, com 45 anos de idade, que não tinha comorbidades. Os outros três óbitos ocorreram em agosto e no início de setembro. Entre as três mortes, duas foram de mulheres, com 57 e 63 anos, sem comorbidades, ocorridas em 15 de agosto. O homem, com 59 anos, também não tinha comorbidades e faleceu em 7 de setembro.


A confirmação ocorreu ontem devido à retroalimentação do sistema. O número de mortes agora é de 519, anotados desde o início da pandemia. Também foram registrados sete novos casos, e o número passou de 12.964 para 12.971. A quantidade de recuperados permaneceu em 12.428. Os casos suspeitos são 31. Os pacientes aguardam os resultados dos exames para a confirmação ou não da doença.
Atualmente, Votorantim tem três leitos Covid-19 ocupados em unidades de saúde da cidade. Todos são do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça - dois no setor de enfermaria e o terceiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A atual taxa de ocupação da UTI e na enfermaria do hospital municipal é de 6%. Nas demais unidades de saúde é de 0%. Atualmente, 60% da população adulta já está com o esquema vacinal completo.

Atualizado às 22h47, com atualização dos dados de Votorantim, incluindo quatro mortes, e com Sorocaba completando quatro dias sem óbitos.