UPH Zona Oeste retoma atendimento em geral

Unidade tinha sido transformada em Centro de Estabilização Covid

Por Ana Claudia Martins

UPH deverá atender 15 mil pessoas por mês.

Dezenas de pessoas procuraram por atendimento logo após a reabertura da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste no início da tarde de ontem (8). A UPH Zona Oeste reabriu ao meio-dia para toda a população com consultas médicas para adultos e crianças, além do serviço de odontologia de urgência. A unidade deverá atender cerca de 15 mil pessoas por mês.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, com a redução de internados, de casos e óbitos da Covid-19, a UPH Zona Oeste passou a funcionar 24 horas por dia. A unidade de saúde tinha sido transformada em Centro de Estabilização Covid.

Antes de reabrir para o atendimento geral da população, a UPH Zona Oeste passou por reforma para a instalação da rede de gases medicinais. Conforme a Secretaria da Saúde (SES), além dessa melhoria deixada para a unidade de saúde municipal e os cidadãos, outros inúmeros equipamentos, tais como respiradores, macas, entre outros, permanecem na unidade para atender a população.

Já de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a reabertura da unidade foi possível, após o Instituto Prius passar a realizar a gestão da UPH Zona Oeste.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, visitou o local no período da tarde e disse que além da UPH Zona Oeste, na semana passada, a região também passou a contar com atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita (Sorocaba 1). “Com a pandemia mais controlada, aos poucos, estamos voltando com os demais atendimentos de saúde para a população. E em breve iniciaremos mutirões de saúde para atender a demanda reprimida na área da saúde, por consultas, exames e outros procedimentos”, destaca.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a estimativa é que a UPH Zona Oeste atenda cerca de 15 mil pessoas por mês.

A dona de casa Andréia Martins levou a filha de quatro anos que estava com dor de garganta para atendimento pediátrico mo loca. Ela disse que esperou cerca de 20 minutos e logo a filha foi chamada. “Achei muito bom que voltou o atendimento geral para a população, pois estava fazendo falta. Moro perto e sem o atendimento aqui a gente tinha que ir em outras unidades mais distantes”, afirma.

O administrador de empresas Luis Henrique Costa, também buscou atendimento pediátrico para a enteada na tarde de ontem. Ele disse que no início houve um problema com as senhas, mas depois foi resolvido e a enteada chamada para atendimento. “Moro no Carandá e viemos aqui em busca do atendimento pediátrico”, conta.

UBS Simus

A UBS do Jardim Simus também volta a atender a população em geral hoje (9), após atuar como Unidade Sentinela Covid desde março, assistindo pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, o objetivo da mudança é promover sempre mais acesso à Rede Municipal de Saúde na cidade de Sorocaba. Segundo a SES, os atendimentos Covid continuam sendo realizados nas UPHs Norte , Leste e Oeste, além da UPA Éden e dos PAs Laranjeiras, Carandá, Brigadeiro Tobias e Sorocaba I.

Além disso, a pasta municipal informa que os atendimentos não Covid, como consultas médicas para Pediatria, gestantes e às pessoas com queixas, prescrição de receitas de medicamentos de uso contínuo, distribuição de remédios e vacinação, continuam em 30 UBSs da cidade, contando, agora, também com a UBS Simus; Angélica; Aparecidinha; Barão; Barcelona; Brigadeiro Tobias; Cajuru; Carandá; Cerrado; Escola; Habiteto; Haro; Laranjeiras; Márcia Mendes; Maria do Carmo; Maria Eugênia; Mineirão; Nova Esperança; Nova Sorocaba; Paineiras; Lopes de Oliveira; Sabiá; Santana; Sorocaba I; Ulisses, Wanel Ville, Vitória Régia, Éden, São Bento, Hortência, Fiori e Simus. Os horários e endereços de cada UBS podem ser consultados pelo link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu. (Ana Cláudia Martins)