Sorocaba confirma 16 casos da variante Delta

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade

Por Ana Claudia Martins

Mutação no gene TYK2 faz as células se inflamarem com mais facilidade.

 

Sorocaba possui 16 casos confirmados da variante Delta na cidade nesta sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os casos identificados da sub-linhagem AY.4 da variante Delta são na faixa etária entre 19 e 69 anos, sendo 11 mulheres e cinco homens. Nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado informou a cidade sobre a confirmação dos casos nesta sexta.

Em 5 de julho de 2021, o governo estadual confirmou oficialmente a variante Delta do coronavírus em São Paulo. “Apesar do potencial de maior transmissibilidade em comparação a outras variantes do novo coronavírus, a Delta ainda não demonstra impacto nos indicadores da Covid-19 em São Paulo”, informa a Secretaria de Estado da Saúde.

A variante Delta do SARS-CoV-2 (B.1.617.2), identificada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020, está sendo responsável pelo aumento do número de casos de Covid-19, inclusive em países onde a pandemia parecia controlada, como Israel e Reino Unido, devido à sua grande capacidade de transmissão.

Cada indivíduo infectado com a variante delta pode transmitir o vírus para outras quatro a sete pessoas, ou seja, ela é 50% a 100% mais transmissível do que as demais cepas do SARS-CoV-2.

No Brasil, a variante dominante ainda é a gama (P.1, amazônica). De acordo com o boletim epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, coordenada pelo Butantan, no estado de São Paulo a gama é responsável por 89,82% dos casos, seguida da P.1.2 (4,22%), da alfa (B.1.1.7, britânica) e, em quarto lugar, da delta, com 0,54% dos casos.

Em todo o Brasil, já foram registrados pelo menos mais de 700 casos da variante Delta, identificada em 14 estados e no Distrito Federal. O governo estadual informa ainda que estudo feito por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da província de Cantão (Guangdong), na China, que demonstra que a Coronavac evita em 100% o desenvolvimento de casos graves de Covid-19 causados pela variante Delta do SARS-CoV-2 e tem eficácia de 69,5% contra pneumonias decorrentes da doença.