Adolescentes comemoram a primeira dose da vacina

Por Vinicius Camargo

A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 em Sorocaba começou ontem (20) pela faixa etária dos 17 anos. Inicialmente, são imunizados os jovens dessa idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), 380 pessoas desse público agendaram horário para tomar a primeira dose da vacina ontem. Para a imunização de pessoas de 12 a 17 anos, a SES utilizará um lote com 5.106 doses de vacinas a Pfizer, a única aprovada pelo Ministério da Saúde para aplicação nesse público. A remessa foi enviada à cidade na segunda-feira (16), pelo Governo do Estado de São Paulo.

A imunização aconteceu ontem das 9h às 16h, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São elas: Brigadeiro Tobias, São Bento, Aparecidinha, Habiteto, Éden e Wanel Ville. Ansiosa para receber a primeira dose, a estudante Rebeca Leticia Dias da Silva, de 17 anos, não perdeu tempo. Logo pela manhã, tomou a vacina na UBS do Éden. “Nem consegui dormindo direito, esperando chegar logo a hora de vir”, contou.

Emocionada, a jovem disse estar mais aliviada, após ter se vacinado. “É muito gratificante, pois muitas pessoas não conseguiram tomar, mas, graças a Deus, eu consegui”, falou. Mesmo imunizada, Rebeca afirmou que continuará a seguir as medidas de prevenção à Covid-19 e destacou a importância de todas as pessoas fazerem o mesmo. “A pandemia não acabou”, reforçou. Ela ainda deixou um recado para quem não se vacinou ou não quer fazê-lo. “Tomem a vacina. É muito importante. Salva vidas.”

A mistura de alívio e felicidade também foi sentida pelo estudante Adriel Miranda da Silva, 17 anos. Ele tomou a primeira dose no unidade do Éden. Assim como Rebeca, Adriel reforçou que, mesmo com a imunização, os protocolos sanitários contra o coronavírus continuam essenciais. “(Com a vacina), o risco de contágio é menor. Ela (vacina) diminui os efeitos da doença, mas não impede o contágio”, frisou. (Vinicius Camargo)