Confira como foram as comemorações de aniversário de Sorocaba

Os eventos aconteceram sábado (14) e domingo (15) em diversos pontos da cidade

Por Kally Momesso

Estacionamento em frente do Paço Municipal receberá parte das ações.

Após 18 meses sem festividades presenciais, Sorocaba reuniu a população durante a comemoração do aniversário de 367 da cidade. Os eventos aconteceram sábado (14) e domingo (15) em diversos pontos. As ações foram programadas pela Prefeitura de Sorocaba para ocorrer ao ar livre e seguir os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19. 

No sábado (14), o drive-thru sustentável abriu as festividades às 8h, em frente ao Paço Municipal. Centenas de pessoas participaram “TEM Mais Verde”, organizado pela emissora TV TEM, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba. A ação ambiental contou com a adoção de 2,1 mil mudas de árvores pela população e a coleta adequada de 2,3 toneladas de resíduos eletrônicos, além de pilhas, baterias e 330 litros de óleo de cozinha usado.

Às 10h, foi lançado o programa “Sorocaba tem Pressa“, na rua Augusto Lippel, no bairro Campolim. A iniciativa também fez parte do calendário especial de celebração ao aniversário da cidade. Trata-se da primeira ação do programa, criado para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade, cujo lançamento também ocorreu na ocasião. 

Aconteceu, ainda no sábado (14), o projeto 'Música na Praça Drive-in'. O evento, que se iniciou às 18h e terminou às 21h, aconteceu no Parque das Águas. A atração contou com apresentações de DJs e encerrou a agenda do primeiro dia de comemorações ao aniversário da cidade.

Na data

No domingo (15), dia do aniversário de Sorocaba, a primeira atração foi no Largo de São Bento, às 8h, com ato cívico. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), de vereadores da Câmara de Sorocaba, do secretário da Cultura Luiz Antônio Zamuner, e demais autoridades. A cerimônia, tradicional em toda programação do aniversário de Sorocaba, teve hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7).

O Paço Municipal recebeu, das 9h às 12h, balonismo de exibição. Os balões não foram abertos ao público, mas ficaram em exposição para que as pessoas que foram até o estacionamento do Paço Municipal pudessem tirar fotos e fazer as chamadas "selfies", que ficaram mais coloridas. A exposição de Balonismo atraiu milhares de pessoas ao local. Em seguida, outras atividades, como feira de ambulantes, ocorreu até às 14h.

A programação de aniversário da cidade também contou com a segunda edição da Cavalgada Solidária. O evento reuniu centenas de pessoas em frente ao Paço. A Cavalgada contribuiu para arrecadar alimentos para a campanha 'A FOME NÃO É FAKE', da Prefeitura de Sorocaba. Além do prefeito Rodrigo Manga, o evento contou com a presença de vereadores e demais autoridades municipais. 

Às 9h, foi realizado um passeio ciclístico, com concentração no Centro Esportivo Pinheiros, que seguiu até o Parque das Águas. Lá, das 9h às 12h, a população pôde desfrutar de oficinas esportivas, apreciar a apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai e saborear as deliciosas comidas de uma feira gastronômica.

A praça Laudelino Amaral, no bairro Nova Sorocaba, contou com uma série de atividades durante o dia. Os Ônibus Azul e Rosa e o trailer de odontologia atenderam no local. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade previamente cadastradas receberiam cestas básicas. 

A exposição de carros antigos, chamada de 'Pit Stop Solidário', também reuniu milhares de pessoas e cerca de 500 veículos no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento atraiu amantes de carros antigos, famílias, e o público em geral. A exposição começou às 11h e, no local as pessoas puderam contribuir com a campanha 'A FOME NÃO É FAKE', com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Das 10h às 17h, o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, fechou a programação de aniversário com feira de artesanato e de adoção de cães e gatos, passeio de motos e também com o Ônibus Cultural.

Apesar das orientações sobre a necessidade de seguir os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, durante alguns eventos, pessoas que participavam das atrações retiraram as máscaras de proteção.