Cidade anuncia mutirões para regular fila de espera da saúde

Sorocaba tem 34 mil consultas, 47 mil exames e 12 mil cirurgias em atraso

Por Marina Bufon

Não foi anunciada data de início do atendimento; há 34 mil consultadas atrasadas.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciou na quarta-feira (4), em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, que a Prefeitura de Sorocaba realizará mutirões em breve, com o objetivo de acabar com as filas de espera na rede municipal de saúde. Até ontem (5), eram mais de 34 mil consultas em atraso no sistema, por exemplo.

“Já estamos nos preparando para o chamamento dos mutirões que vão zerar as filas de exames, consultas e cirurgias na nossa cidade, uma vez que temos uma demanda reprimida de mais de dez anos dessa fila quilométrica, uma humilhação para a população na área da saúde. Vamos exterminar esses problemas de uma vez por todas, já temos o recurso para fazer isso”, disse ele na ocasião.

Segundo dados enviados pela Secretaria de Comunicação ao Cruzeiro do Sul, até ontem (5) a cidade somava 34.177 consultas na fila, 47.031 exames e 12.241 cirurgias em espera. Apesar de o prefeito ter sinalizado que o mutirão será realizado “em breve”, ainda não há uma data oficial divulgada. Também não foram divulgados os locais de atendimento e nem como eles serão feitos.

“A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa que um mutirão da saúde para zerar as filas de consultas, exames e cirurgias, que se estendem há anos na cidade já está previsto para ser realizado, tão logo permitido pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, ainda neste ano, contando com recursos provenientes de emendas parlamentares anunciados para essa finalidade”, informa a Prefeitura.

Manga também aproveitou para lembrar, na entrevista à rádio, que a Prefeitura fez uma gestão com recursos próprios, sem ajuda do Governo Federal, para aumentar em 330% a capacidade hospitalar nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem investimentos em hospitais de campanha, “que desmonta e vai embora”.

“Hoje o sorocabano tem uma estrutura hospitalar que não tinha antes, nunca teve. São estruturas que vão nos ajudar nesses mutirões e no atendimento de qualidade para a população. A saúde e a educação são as duas pastas que vão passar, já estão passando, por uma verdadeira revolução. Na saúde, estão aí os leitos implantados, os mutirões de saúde, já foi apresentada a PMI (Procedimentodo de Manifestação de Interesse) do hospital municipal, o próximo passo é o chamamento, que já deve ocorrer nos próximos dias. O hospital vai ajudar a zerar essas filas”, finalizou.

Em relação à pandemia, Manga afirmou que quase 90% da população sorocabana acima dos 18 anos já está vacinada com pelo menos uma dose contra a Covid-19. (Marina Bufon)