Buscar no Cruzeiro

Buscar

Urbes

Ponto de ônibus vandalizado que viralizou tem manutenção feita

Um munícipe fez o alerta e, ele mesmo providenciou um banco para a mãe dele se sentar para esperar pelo ônibus

14 de Agosto de 2021 às 19:22
Da Redação [email protected]
A Urbes recebeu solicitação na segunda-feira (9) e o serviço foi executado no dia seguinte
A Urbes recebeu solicitação na segunda-feira (9) e o serviço foi executado no dia seguinte (Crédito: Divulgação/Secom)

O Poder Público realizou manutenção em um ponto de ônibus que fica no Jardim Zulmira, cujo caso viralizou nas redes sociais, após constatação de vandalismo nos assentos. A Urbes recebeu solicitação na segunda-feira (9) e o serviço foi executado no dia seguinte.

Um munícipe fez o alerta e, ele mesmo providenciou um banco para a mãe dele se sentar para esperar pelo ônibus. Novos assentos foram instalados no ponto pela empresa de trânsito e transportes.

Segundo a municipalidade, a Urbes – Trânsito e Transporte tem realizado, em média, 40 ações de manutenção em pontos de ônibus, por mês, neste ano de 2021. Alguns dos serviços são possíveis de serem executados de imediato, como foi a ocorrência na Rua Walter Caldini, que teve destaque nas mídias sociais e na imprensa.

“Esse apoio da população é fundamental, a fim de identificar locais que precisam de manutenção. A situação foi resolvida de forma ágil, pois a Urbes tem equipe para manter uma programação permanente de manutenção e instalação de novos abrigos de ônibus”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Conforme a Prefeitura, as manutenções nos pontos de ônibus são feitas preventivamente, a partir de constatações de agentes e fiscais da Urbes, ou por meio de solicitações de usuários, sobretudo via Ouvidoria on-line, disponível no site, ou pelo WhatsApp: (11) 98884-5218.

Neste ano de 2021, até a primeira quinzena de agosto, já foram executados mais de 320 serviços desse tipo, que incluem, por exemplo, manutenção de abrigos, mudança e troca de pontos de parada, instalação de postes metálicos ou de madeira, colocação de assentos, implantação de novos dispositivos, entre outros.

Outro exemplo já reparado foi o ponto de ônibus localizado em frente ao Terminal Santo Antônio, que apresentou problemas no sistema elétrico e recebeu uma intervenção rápida. O abrigo passou por reforma completa, com troca de painéis e cobertura, bem como de toda a fiação.

Os trabalhos são executados por meio de cumprimento de ordens de serviço, preventivamente e conforme a necessidade, em atendimento à demanda. “O mesmo se aplica quanto à definição de paradas do transporte público que receberão a instalação de abrigos, metálicos ou de madeira, ou, ainda, de postes. A demanda dos usuários é fundamental nesse processo”, completa.

Por exemplo, em 2021, novos abrigos metálicos, equipados com cobertura, como meio de proteção do sol e da chuva, foram instalados em pontos da Avenida Américo de Carvalho, Avenida Comendador Pereira Inácio, Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), Avenida Afonso Vergueiro, Rua Euclydes Antonio Scapol, entre outras localidades.

“É um serviço importante, que beneficia milhares de usuários do transporte público, todos os dias. Nosso objetivo é proporcionar mais comodidade e segurança aos passageiros, enquanto aguardam momentaneamente nos pontos de parada de ônibus”, aponta Franchim.

A Urbes ressalta, ainda, que cabe à população também zelar para que esses locais sejam preservados, mantidos limpos, em ordem e livres de vandalismo. “É essa parceria, entre o Poder Público e a população, é que ajuda Sorocaba a se tornar uma cidade cada vez mais linda e melhor para todos”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Quaisquer atitudes suspeitas podem ser informadas à Urbes, assim como à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153.