Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atividades religiosas

Arquidiocese de Sorocaba faz orientações para retomada das atividades

Retornam palestras, encontros e retiros no âmbito supra paroquial

14 de Agosto de 2021 às 16:29
Da Redação [email protected]
Arcebispo Dom Julio Endi Akamine faz oração na catedral de Sorocaba após a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Crédito da Foto: Cortesia / Padre Tadeu Rocha Moraes
Arcebispo Dom Julio Endi Akamine faz oração na catedral de Sorocaba após a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Crédito da Foto: Cortesia / Padre Tadeu Rocha Moraes (Crédito: Arcebispo Dom Julio Endi Akamine faz oração na catedral de Sorocaba após a chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Crédito da Foto: Cortesia / Padre Tadeu Rocha Moraes)

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a ampliação da capacidade da ocupação dos
estabelecimentos. Assim, a Arquidiocese de Sorocaba avaliou como o momento de retomar de modo presencial algumas atividades religiosas não litúrgicas. Retornam palestras, encontros e retiros no âmbito supra paroquial. 

Conforme o mesmo Plano São Paulo as celebrações presenciais estão liberadas sob cumprimento de protocolos de higiene e distanciamento social, que dever ser de um metro e 80% da capacidade máxima de ocupação. Todos os protocolos sanitários já anteriormente estabelecidos devem ser seguidos.

A realização das atividades paroquiais (catequese, cursos, reuniões, entre outras) dependem do pároco. Já as atividades de âmbito supra paroquial, devem seguir as orientações que visam a retomada segura.

Entre essas orientações está participação limite de 400 pessoas, incluindo a equipe de organização, e a combinação da participação presencial e online. Recomenda-se também que os eventos sejam breves, evitando-se refeições. Não são permitidos eventos após as 22 horas.

Ainda é responsabilidade do pároco fixar cartazes informativos e educativos para prevenção da disseminação do coronavírus em locais visíveis.

Todos os protocolos sanitários devem seguidos nas celebrações presenciais, ou seja, distanciamento, disponibilização de álcool gel, uso de máscara, higienização dos objetos usados, higienização e ventilação adequada do ambiente.

Os coordenadores de Região Pastoral e arquidiocesanos devem julgar a retomada das atividades religiosas segundo cada caso, ouvindo, se assim o exigir, o assistente eclesiástico ou o Padre Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.