Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Advogado

6 mil profissionais comemoram data

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
OAB Sorocaba inaugurou nova sede no mês passado.
OAB Sorocaba inaugurou nova sede no mês passado. (Crédito: DIVULGAÇÃO / LEANDRO BÁLSAMO SOLDERA (22/7/2021))

Com um colégio de quase 6 mil profissionais que atuam nos mais variados ramos do Direito na cidade, a Subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e seus inscritos marcam hoje (11) a passagem do Dia do Advogado e da advocacia. “O advogado é quem apresenta a visão de mundo e deduz a pretensão do cidadão perante o Judiciário”, afirmam o presidente da entidade Márcio Leme, o vice, João Paulo Milano, a secretária Juliana Mazzei, a diretora Giovana Maldonado e o tesoureiro Fábio de Souza Pinto.

Eles reforçam que o papel da advocacia em defesa do Estado Democrático de Direito tem das maiores relevâncias num contexto que flerta com a ruptura institucional, pautado por turbulências e tensões políticas e sociais. Ao mesmo tempo, a advocacia também convive com a modernidade e administra os efeitos das modificações das relações sociais e dos avanços da tecnologia. A crise sanitária desencadeada pela pandemia também ocupa posição de destaque entre os desafios da carreira.

Indispensável à administração da causa da Justiça, conforme previsto na Constituição, o advogado tem ainda de se firmar e buscar o aprimoramento constante. “Temos de encarar a conjuntura atual com serenidade e equilíbrio, sem perder de vista a importância de exercer a defesa dos direitos e garantias daqueles a quem representamos”, acrescentam.

Desde o dia 19 de julho, a OAB Sorocaba ganhou nova sede. Depois de praticamente 40 anos, a instituição inaugurou uma casa, a segunda maior entre as subseções no Estado de São Paulo. Nesse espaço funcional e de acolhimento os profissionais dispõem de salas para atendimento, ambiente para trabalhar, amplo estacionamento, auditório com capacidade para 500 lugares e estacionamento, além da farmácia, da livraria da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (Caasp) e o gabinete odontológico, entre outros benefícios.

“O futuro chegou e a advocacia está sintonizada com os novos tempos. Nossa gestão tem marcado presença e assumido o protagonismo na frente de luta em defesa das prerrogativas a partir de uma representatividade reconhecidamente forte. Nossa gestão tem o DNA da independência, da autonomia, do respeito e do bom convívio com os poderes constituídos, dentro do preconizado pelo espírito republicano. E colocamos esse potencial a serviço da classe a quem cumprimentamos no dia de hoje”, concluem. (Da Redação)