Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coronavírus

Sorocaba registra novo óbito por Covid-19 neste domingo

Desde o início da pandemia, a cidade soma 77.911 recuperados, 81.135 casos confirmados e 2.686 óbitos

08 de Agosto de 2021 às 16:23
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Em Sorocaba, x pessoas estão com suspeita de Covid-19 e aguardam resultados dos testes. Jefferson Peixoto/Secom (25/6/2020)
Em Sorocaba, 535 pessoas estão com suspeita de Covid-19 e aguardam resultados de exames (Crédito: Em Sorocaba, x pessoas estão com suspeita de Covid-19 e aguardam resultados dos testes. Jefferson Peixoto/Secom (25/6/2020))

Sorocaba registrou um novo óbito por Covid-19 neste domingo (8), conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES). Trata-se de um homem de 51 anos, sem comorbidades, que faleceu hoje em uma unidade de urgência e emergência da cidade. Em 24 horas, Sorocaba também recebeu a notificação de mais 326 casos confirmados com a doença. Neste domingo, outros 420 pacientes se recuperaram da Covid-19 em Sorocaba.

Do total de casos confirmados em Sorocaba, 78 estão internados, sendo 48 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Outras 460 pessoas se recuperam da Covid-19 em isolamento domiciliar na cidade. Neste domingo, houve aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus na cidade, passando de 516 para 535. Todas elas aguardam resultados de exames. Entre os suspeitos, 33 estão internados em hospitais da cidade, sendo cinco em UTI. Há um óbito em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 147.115.

Desde o início da pandemia, a cidade soma 77.911 recuperados, 81.135 casos confirmados e 2.686 óbitos. De acordo com a SES, a taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (8), no Hospital Estadual Adib Jatene, não há leitos clínicos Covid ocupados, sendo oito pactuados. Já os 40 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 65% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e três estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 21 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, seis estão ocupados. O AME possui dois leitos clínicos covid e um se encontra ocupado. Os oito leitos Covid de UTI encontram-se 50% ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 23,80% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, cinco possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 37,50%, o que representa 17 leitos ocupados dos 40 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, um está ocupado. O Hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, um encontra-se ocupado.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com 19 leitos de enfermaria Covid ocupados do total de 40. Dos 20 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, 10 estão ocupados. O Centro de Estabilização Zona Oeste possui oito leitos de enfermaria ocupados do total de 40 pactuados. Dos 23 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, sete encontram-se ocupados. O Centro de Estabilização Covid Zona Leste não possui leitos clínicos ocupados do total de 27 pactuados. Dos três leitos de Suporte Ventilatório Avançado, nenhum está ocupado.

Rede particular

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 45% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid (nove leitos ocupados dos 20 pactuados) e 73,33% dos de UTI (11 leitos ocupados dos 15 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui 17 leitos clínicos Covid ocupados do total de 22 existentes. Já, a UTI Covid está com 12 leitos ocupados dos 20 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico está com 27,77% de ocupação de sua UTI Covid (cinco ocupados dos 18 pactuados) e 11,11% dos leitos clínicos (dois leitos ocupados dos 18 pactuados). O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital possui dois leitos ocupados do total de sete.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que a conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. Dessa forma, a pasta destaca a necessidade das pessoas continuarem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social.