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Sorocaba

Jogos on-line atraem o mercado publicitário

05 de Agosto de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Publicitário Fábio Barros, 36 anos.
Publicitário Fábio Barros, 36 anos. (Crédito: Reprodução Instagram / @fabiobarros 3)

Seja em smartphone, computador, console ou tablet, os jogos on-line seduzem cada vez mais os internautas do mundo todo. Um levantamento da Kantar Ibope Media revelou que o Brasil já ocupa a 12ª posição no ranking de pessoas que mais jogam pela internet. A crescente no universo dos games chama atenção do mercado de propaganda, que tenta abocanhar parte deste público.

Para o publicitário sorocabano Fábio Barros, de 36 anos, - que conquistou três Leões de Bronze e dois Leões de Prata no Festival de Criatividade de Cannes no dia 22 de junho, com o projeto The Inevitable News - a aposta da vez é em campanhas para produtos relacionados a entretenimento. Segundo Barros, a experiência do usuário nos games on-line é uma opção vantajosa para quem trabalha no segmento.

“O que conta é a experiência. Essa aproximação com o usuário é extremamente importante para a publicidade”, diz. Não é de hoje que o mercado publicitário anda de olho nos jogos. Apesar de terem se tornado muito populares, os advergames, termo usado para se referir a combinação entre publicidade e videogames, existem desde dos anos 1980. Nesta técnica, o jogo é construído em torno de uma marca ou produto e podem ser acessados em sites e mídias sociais ou colocados para download em computadores ou smartphones.

Por outro lado, os in-game advertising se assemelham com as campanhas que encontramos atualmente em jogos. O método consiste em inserir anúncios, que já existem no mundo real, em jogos populares. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)