Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Dez cidades da RMS estão sem óbitos por Covid há uma semana

Balanço reflete impacto positivo da campanha de vacinação em São Paulo

05 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Iperó está desde o último dia 10 de julho sem registrar novas mortes pela doença, informa a Prefeitura.
Iperó está desde o último dia 10 de julho sem registrar novas mortes pela doença, informa a Prefeitura. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CÂMARA MUNICIPAL DE IPERÓ)

Dez cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) não registraram óbitos por Covid-19 na última semana. São elas: Alambari, Boituva, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Sarapuí, Tapiraí e Jumirim. Em todo o Estado de São Paulo o total é de 346 cidades.

O município de Iperó, por exemplo, está desde o último dia 10 de julho sem registrar novas mortes pela doença. O último óbito ocorrido em Iperó, por Covid-19, foi no dia 9 do mês passado, ou seja, há quase um mês. “Os dados demonstram o resultado do trabalho desenvolvido pelo município em torno da vacinação, que acontece de forma planejada, intensificada e organizada”, informa a Prefeitura de Iperó.

Itapetininga não aparece na lista estadual das 346 cidades que está sem óbitos pela doença há uma semana, que foi divulgada ontem.

Porém, a Prefeitura de Itapetininga informa que está há uma semana sem registrar mortes por Covid-19. A informação foi divulgada pelo município na terça-feira (3). De acordo com os dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, desde o dia 26 de julho de 2021 a cidade não registrou mais óbitos pela doença.

"A Prefeitura de Itapetininga atribui a queda no número de óbitos ao avanço da vacinação no município.
Itapetininga já iniciou a imunização em 60,7% e 21,30% estão completamente imunizados, considerando a população total do município,165.526 habitantes, à frente inclusive, das médias estadual e nacional. Se considerarmos somente a população adulta, 114.899, 87,40% estão imunizados com pelo menos uma dose e 30,69% estão totalmente imunizados", destaca a atual gestão.

No mês passado, a RMS tinha 9 cidades no período de 14 e 21 de julho sem mortes pela Covid-19. Agora subiu para 10. Porém, alguns municípios que estavam na primeira lista não aparecem na segunda porque tiveram novos óbitos em seguida, são eles: Capela do Alto, Cesário Lange, Piedade e São Miguel Arcanjo.

O balanço estadual indica que 53% dos municípios não tiveram novas mortes desde o último dia 28 de julho. Além disso, 31 municípios não tiveram casos no período. Segundo o governo estadual, o balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença.

A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 28 de julho a 4 de agosto, que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do governo estadual e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.

Os balanços são superiores aos identificados em comparação similar realizada no intervalo de 14 a 21 de julho, que apontava 288 municípios sem novos óbitos naquela semana e 18 cidades sem casos.

O Estado de São Paulo já vacinou mais de 80,6% de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. O Vacinômetro já superou um total de 38,1 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha, somando 27,3 milhões de primeira dose, 9,7 milhões de segunda e 1 milhão de dose única.

Mais de 23,3% da população geral do Estado já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a Covid-19.

Aumento de 20,13%

Em todo o Estado de São Paulo aumentou em 20,13% o número de cidades paulistas que ficaram um determinado período sem mortes por Covid-19. No último balanço divulgado pelo governo estadual, no dia 21 de julho, o total de municípios sem mortes pela doença, no período de 14 e 21 de julho, era de 288. Agora, esse número subiu para 346.