Covid-19
Dez cidades da RMS estão sem óbitos por Covid há uma semana
Balanço reflete impacto positivo da campanha de vacinação em São Paulo
Dez cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) não registraram óbitos por Covid-19 na última semana. São elas: Alambari, Boituva, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, Sarapuí, Tapiraí e Jumirim. Em todo o Estado de São Paulo o total é de 346 cidades.
O município de Iperó, por exemplo, está desde o último dia 10 de julho sem registrar novas mortes pela doença. O último óbito ocorrido em Iperó, por Covid-19, foi no dia 9 do mês passado, ou seja, há quase um mês. “Os dados demonstram o resultado do trabalho desenvolvido pelo município em torno da vacinação, que acontece de forma planejada, intensificada e organizada”, informa a Prefeitura de Iperó.
Itapetininga não aparece na lista estadual das 346 cidades que está sem óbitos pela doença há uma semana, que foi divulgada ontem.
Porém, a Prefeitura de Itapetininga informa que está há uma semana sem registrar mortes por Covid-19. A informação foi divulgada pelo município na terça-feira (3). De acordo com os dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, desde o dia 26 de julho de 2021 a cidade não registrou mais óbitos pela doença.
"A Prefeitura de Itapetininga atribui a queda no número de óbitos ao avanço da vacinação no município.
Itapetininga já iniciou a imunização em 60,7% e 21,30% estão completamente imunizados, considerando a população total do município,165.526 habitantes, à frente inclusive, das médias estadual e nacional. Se considerarmos somente a população adulta, 114.899, 87,40% estão imunizados com pelo menos uma dose e 30,69% estão totalmente imunizados", destaca a atual gestão.
No mês passado, a RMS tinha 9 cidades no período de 14 e 21 de julho sem mortes pela Covid-19. Agora subiu para 10. Porém, alguns municípios que estavam na primeira lista não aparecem na segunda porque tiveram novos óbitos em seguida, são eles: Capela do Alto, Cesário Lange, Piedade e São Miguel Arcanjo.
O balanço estadual indica que 53% dos municípios não tiveram novas mortes desde o último dia 28 de julho. Além disso, 31 municípios não tiveram casos no período. Segundo o governo estadual, o balanço reflete o impacto positivo da campanha de vacinação para redução dos casos graves e mortes pela doença.
A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 28 de julho a 4 de agosto, que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do governo estadual e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.
Os balanços são superiores aos identificados em comparação similar realizada no intervalo de 14 a 21 de julho, que apontava 288 municípios sem novos óbitos naquela semana e 18 cidades sem casos.
O Estado de São Paulo já vacinou mais de 80,6% de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. O Vacinômetro já superou um total de 38,1 milhões de doses aplicadas desde o início da campanha, somando 27,3 milhões de primeira dose, 9,7 milhões de segunda e 1 milhão de dose única.
Mais de 23,3% da população geral do Estado já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a Covid-19.
Aumento de 20,13%
Em todo o Estado de São Paulo aumentou em 20,13% o número de cidades paulistas que ficaram um determinado período sem mortes por Covid-19. No último balanço divulgado pelo governo estadual, no dia 21 de julho, o total de municípios sem mortes pela doença, no período de 14 e 21 de julho, era de 288. Agora, esse número subiu para 346.