Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Hospital veterinário terá obras este ano

03 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Anúncio foi feito pelo Governo do Estado, em solenidade.
Anúncio foi feito pelo Governo do Estado, em solenidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM SOROCABA)

A Prefeitura de Sorocaba recebeu a confirmação de que, ainda em 2021, terão início as obras de construção do Hospital Veterinário Público na cidade, em parceria com o Governo do Estado. O anúncio foi feito durante ato realizado na tarde de ontem (2), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, como parte do programa estadual “Meu Pet”. A previsão é que o serviço funcione em um imóvel localizado na zona norte, com atendimento já programado para começar em 2022.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), o vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto (PSD), e o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antonio Prieto, participaram da solenidade na Capital, presidida pelo governador João Doria (PSDB), e pelo vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), que contou também com a presença da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB).

“Trata-se de um sonho antigo dos sorocabanos, que, agora, será uma realidade. Além de estar nos planos da Prefeitura a instalação de um Hospital Municipal na zona norte, essa mesma região da cidade vai abrigar o Hospital Veterinário Público, para atender animais de rua, bem como aqueles que vivem com famílias em situação de vulnerabilidade social”, comentou Manga.

Além de Sorocaba, outras cidades paulistas foram contempladas pelo programa do Governo do Estado, que permite a montagem de clínicas veterinárias dedicadas à defesa e saúde de animais domésticos no interior e litoral de São Paulo. Segundo o Estado, os municípios foram selecionados de acordo com a capacidade de realizar assistência regional e disponibilização de infraestrutura adequada para comportar esse tipo de serviço. O investimento estadual é de cerca de R$ 5 milhões, por cidade, para construção e aquisição de equipamentos.

“É uma alegria participar desse evento. O apoio do prefeito Manga foi fundamental para viabilizar essa parceria com o Governo do Estado. Intermediamos todo esse processo entre as duas esferas, pois acreditamos que o Hospital Veterinário Público beneficiará muito a população de Sorocaba. É uma questão de saúde pública”, disse Maria Lúcia Amary.

Localização e serviços

Pela parceria, a Prefeitura deverá ceder o espaço ao Estado. “Sugerimos alguns locais, todos na zona norte, onde o Hospital Veterinário Público de Sorocaba poderia funcionar. Agora, estamos no aguardo dessa definição. As perspectivas são muito favoráveis”, adiantou o secretário Antonio Prieto. O município ficará responsável, ainda, pela contratação de profissionais e pelo custeio das atividades. A unidade deverá ter salas cirúrgicas, de medicação, internação e equipamentos para ofertar atendimento regionalizado aos animais domésticos.

Serão oferecidos serviços gratuitos para cães e gatos, como consultas clínicas, cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia, laboratório de análises clínicas, setor de urgência e emergência, além dos serviços de vacinação, castração e adoção responsável. Conforme Manga, a gestão do Hospital Veterinário Público será feita por meio de convênio, com a contratação de uma entidade com experiência comprovada no trabalho. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)