Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Volta às aulas será retomada com até 100% da capacidade

Anteriormente, limite de presença nas salas era de 35%. Protocolos sanitários são obrigatórios

01 de Agosto de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Escolas seguem protocolos sanitários e de segurança nas salas - e demais dependências - para diminuir o risco de infecção.
Escolas seguem protocolos sanitários e de segurança nas salas - e demais dependências - para diminuir o risco de infecção. (Crédito: FERNANDO REZENDE / ARQUIVO JCS (28/1/2021))

No último dias de férias, estudantes de escolas estaduais, municipais, particulares e do ensino superior se preparam para retornar presencialmente às unidades de ensino amanhã (2). Apesar da retomada, protocolos sanitários e de segurança ainda precisam ser respeitados para diminuir o risco de infecção pelo coronavírus.

As aulas do segundo semestre da rede estadual de ensino serão retomadas amanhã. Segundo o governo paulista, tanto as unidades públicas de ensino quanto as particulares poderão retomar com até 100% da capacidade, respeitando o distanciamento mínimo de um metro entre os alunos.

As atividades passadas aos estudantes serão planejadas, a fim de evitar aglomerações. Além disso, a volta presencial é facultativa e cada escola poderá avaliar a capacidade para retomar as atividades presenciais, obedecendo às normas de distanciamento estabelecidas, conforme a Secretaria Estadual da Educação. Anteriormente, o limite de presença nas salas de aula era de 35%.

Se por um lado a vida está voltando ao normal com o avanço da vacinação no País, por outro, algumas pessoas que ainda não foram imunizadas ficam receosas com esse retorno. Este é o caso do adolescente Gabriel Luiz da Silva, de 17 anos, estudante da escola estadual João Clímaco de Camargo Pires. Ele tem asma e teme ser infectado pela Covid-19.

“Desde o breve retorno das aulas no ano passado, a escola que eu estudo tem seguido todos os protocolos de segurança. Mas, mesmo com todo esse cuidado, não me sinto totalmente seguro para o retorno presencial. A escola que eu estudo vai fazer rodízio. Cada dia da semana vai cinco alunos de cada sala”, diz.

Não será dessa vez que Gabriel retornará às salas de aula. Mesmo com muita saudade, o medo de contrair a doença e passar aos familiares fala mais alto. “Sinto falta da escola, dos professores e dos amigos. Mas prefiro voltar quando eu estiver vacinado. Durante todo o período de EAD [ensino à distância] eu tenho aprendido muito, além de estar seguro em casa”, conta.

Escola municipais

A retomada das aulas presenciais nas escolas municipais de Sorocaba começou no dia 7 de julho, inicialmente pelos estudantes de 11 a 14 anos, de forma escalonada, conforme informou a Secretaria Municipal da Educação (Sedu). A cidade conta com 175 unidades educacionais e cerca de 60 mil alunos.

O retorno foi concluído no último dia 19, com alunos da faixa etária entre 3 a 10 anos. A Sedu destaca que a retomada das aulas presenciais ocorre de forma híbrida e facultativa, com até 35% da capacidade de sala de aula, em esquema de revezamento.

Em Votorantim, onde cerca de 12 mil alunos estão matriculados na rede municipal, a volta às aulas presenciais ocorre na quarta-feira (4), para crianças do maternal 1 e 2; na pré-escola e no ensino fundamental, entre o 1º e o 5º ano. O retorno acontece em 57 unidades escolares do município.

Colégio Politécnico

O Colégio Politécnico também retorna às aulas presenciais amanhã, com 100% de sua capacidade. O sistema híbrido permanece e a volta presencial é facultativa. Além disso, a unidade segue as diretrizes do protocolo de segurança do Plano São Paulo.

Ao chegar à escola, os alunos terão a temperatura corporal aferida. Dispensers com álcool gel também estão distribuídos para que os estudantes possam manter as mãos higienizadas. O uso da máscara ainda é obrigatório para os alunos, bem como para os colaboradores da unidade de ensino.

Ensino superior

Os alunos do ensino superior poderão voltar às aulas presenciais, também, a partir de amanhã. O retorno prevê taxa de ocupação de 60% nas faculdades de tecnologia e universidades públicas e privadas, com obediência a todos os protocolos de saúde, incluindo uso de máscaras e álcool em gel, de acordo com o governo paulista.

As aulas presenciais da Universidade de Sorocaba (Uniso) começam, gradualmente, no dia 9 de agosto, e acompanham as recomendações das autoridades sanitárias, segundo a assessoria de comunicação da instituição. “Em conformidade com o Plano São Paulo, os cursos da saúde, psicologia e medicina veterinária retomarão as atividades 100% presenciais. Além desses, retornarão às aulas presenciais práticas e teóricas os demais cursos com turmas que não excedam 60% da capacidade dos espaços de aulas”, destaca.

Já na faculdade Athon, as aulas começam amanhã, ainda no formato remoto e síncrono, ou seja, com os professores dando aulas ao vivo, via plataforma de aprendizado, no mesmo horário que aconteceriam no presencial. “Mesmo com a manutenção do ensino remoto, a unidade está preparada para um eventual retorno ao presencial desde o meio do ano de 2020, com demarcação de distanciamento social, disponibilização de álcool em gel nos ambientes, reforço na limpeza dos ambientes, entre outros protocolos que visam manter ao máximo a segurança da comunidade acadêmica”, informa a diretoria da instituição. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)