Sorocaba pode ter nova geada e apenas 3ºC hoje
Região, como todo o Sudeste, está sob efeito de massa de ar polar
O dia em Sorocaba deve amanhecer hoje (29) com possibilidade de geada e temperatura mínima de apenas 3ºC, sob efeito de uma massa de ar polar que age em parte do Brasil. Os termômetros devem subir para 15ºC no final da manhã. Os sorocabanos devem se preparar para amanhã (30), quando a região enfrentará o dia mais frio da semana e a temperatura pode baixar para 2ºC segundo o Climatempo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que já estava sobre boa parte do Estado de São Paulo avançou ontem (28) e atingiu o sul de Minas Gerais e, na sequência, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A massa também se deslocou para o Centro-Oeste e sudoeste da Amazônia Legal.
Hoje a previsão é de geada ampla para o Centro-Oeste, além do interior de São Paulo e da região da Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A geada pode atingir o centro-sul de Minas e o sul de Goiás amanhã (29). A situação é de alerta para a agricultura, que enfrentou fenômeno semelhante na semana passada, com perdas em plantações nas cidades de Piedade e Ibiúna, por exemplo, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
No Sudeste, o ápice do frio deve ocorrer entre hoje e amanhã. Em boa parte da região, as mínimas ficam abaixo de 15ºC e a menor temperatura é prevista para a Serra da Mantiqueira, entre -2ºC e -5ºC. No interior de São Paulo e no sul de Minas e do Rio também são previstas temperaturas negativas.
Neve no Sul
No Sul, um ciclone extratropical localizado no litoral do Rio Grande do Sul intensificou o vento na região e promoveu o aumento da umidade nas áreas serranas do Estado e de Santa Catarina. Aliado às baixas temperaturas, iniciadas ainda na segunda devido ao avanço de uma massa polar, o fenômeno poderia resultar em neve na madrugada de hoje (29).
Em Urupema, cidade catarinense considerada a mais fria do Brasil, a temperatura pode cair para -7ºC hoje. Até o fim da semana, geadas intensas continuam previstas para os três Estados da região Sul. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)