OAB e Prefeitura anunciam o ‘Concilia Sorocaba’

Essa parceria vai proporcionar assessoria jurídica e serviço de advocacia gratuitos para pessoas carentes

Por Ana Claudia Martins

OAB Sorocaba inaugurou a nova sede ontem pela manhã na rua 28 de Outubro.

 A 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba inaugurou nesta segunda-feira (19), pela manhã, a sua nova sede na cidade. Chamada de Casa da Advocacia e da Cidadania, está localizada na rua 28 de Outubro, 840, no Jardim do Paço. Além da nova sede, a cidade irá ganhar em breve a praça da Advocacia, que já está em construção em um terreno público, ao lado do novo prédio da OAB Sorocaba.

Outra novidade anunciada no evento, é uma parceria que será formalizada entre a Prefeitura de Sorocaba e a 24ª Subseção da OAB chamado “Concilia Sorocaba”. O anúncio da parceria foi feito pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, que participou da inauguração da nova sede da entidade. “O ‘Concilia Sorocaba’, que será lançado em breve, irá atuar na defesa dos direitos dos cidadãos sorocabanos”, disse o chefe do Executivo.

Já o presidente da OAB Sorocaba, Márcio Leme, disse que a parceria vai proporcionar assessoria jurídica e serviço de advocacia gratuitos para pessoas carentes. “Por meio da parceria com a Prefeitura de Sorocaba, o cidadão vai ter assessoria jurídica gratuita e o advogado que se inscrever para participar do “Concilia Sorocaba” será remunerado pelo município”, aponta Leme.

Nova sede

O evento de inauguração da nova sede da OAB Sorocaba contou com a presença de advogados e advogadas importantes na história da entidade, bem como representantes da OAB estadual e nacional.

O presidente da OAB São Paulo, Caio Augusto Silva dos Santos, parabenizou a atual diretoria da OAB Sorocaba, em nome do presidente Márcio Leme, pela conquista da nova sede. “De fato, a Casa da Advocacia e da Cidadania é uma estrutura material fundamental, não só de suporte à advocacia mas também para toda a sociedade. Existe um convênio da assistência judiciária, onde os advogados atendem a população carente que vem até a Casa da Advocacia para poder buscar a defesa dos seus direitos. Então, só este fato já demonstra a importância da adequação de uma estrutura do local”, destaca.

O advogado sorocabano, ex-presidente da OAB Sorocaba por dois mandatos e conselheiro federal da OAB Nacional, Alexandre Ogusuku, também prestigiou o evento. “A OAB, como uma instituição que trata não somente das questões corporativas, mas da defesa da Constituição, da cidadania, da democracia e dos direitos humanos, só por isso, Sorocaba já merecia uma sede a altura dos seus trabalhos”, ressalta.

A sorocabana e advogada Heloísa Santos Dini, que foi a primeira mulher a dirigir uma Subseção da OAB no Brasil, em Sorocaba, tendo presidido também a OAB de Votorantim, prestigiou a inauguração da nova sede.

“Na ocasião, quando fui presidente da OAB Sorocaba, com uma diretoria somente composta por mulheres, também me surpreendi com o fato, pois não sabia que, até então, nunca uma mulher antes havia presidido uma subseção da OAB”, disse.

O presidente Márcio Leme destacou ainda que a nova sede é um espaço aberto a todos os advogados e advogadas. “Hoje ampliamos bastante o espaço de atendimento da OAB Sorocaba, com uma estrutura bem mais ampla e moderno, além dos serviços da CAASP concentrados em um mesmo local, como farmácia, consultório odontológico e livraria. Então, é um espaço com muito mais conforto para toda a advocacia de Sorocaba”, aponta.

Comissão da Mulher Advogada analisa o aumento de casos de violência doméstica

A violência doméstica foi o tema do programa Câmara Convida, da TV Câmara, ontem (19), pela manhã, que contou com a participação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Sorocaba, Adriana Mazzarino. Segundo ela, houve um aumento do índice de violência doméstica durante a pandemia e um dos casos discutidos no programa foram as agressões do DJ Ivis contra sua esposa na frente do próprio filho e de terceiros.

Para Adriana Mazzarino, a mulher ainda enfrenta muito descrédito quando denuncia a violência doméstica, inclusive no sistema de Justiça, e isso, no seu entender, exige que os profissionais encarregados de atender a mulher sejam capacitados para que ela não venha a ser novamente vítima. Para Mazzarino, é fundamental que a mulher, após obter a medida protetiva, continue sendo atendida na rede de proteção. O programa foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e está disponível nas redes sociais da Casa. (Ana Cláudia Martins e Da Redação)