Com campanha avançada, Araçoiaba vacina pessoas de 28 anos nesta quinta

Ritmo de imunização na cidade é o mais adiantado entre os 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba

Por Da Redação

A vacinação contra a Covid-19 em Araçoiaba da Serra está adianta, inclusive, em relação ao cronograma estadual

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra vacinará contra a Covid-19 pessoas com 28 anos de idade, nesta quinta-feira (15). O Executivo afirma que o ritmo de imunização na cidade é o mais avançado entre os 48 municípios do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16). Para se vacinar, o munícipe deve se cadastrar no site da Prefeitura.

As doses serão aplicadas das 7h às 18h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro (estrada Ipanema, sem número, no bairro Barreiro). É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência. "Após atingido o número de vacinas recebidas, o cadastro continuará aberto para a inscrição da lista de espera", informou a administração municipal, em nota.

Avanço

A vacinação em Araçoiaba da Serra está, inclusive, adiantada em relação ao calendário do Governo do Estado de São Paulo. Pelo cronograma estadual, nesta semana, são vacinadas pessoas de 37 a 39 anos (8 a 14 de julho) e de 35 e 36 anos (entre os dias 15 e 18).

A Secretaria de Estado da Saúde informou repassar aos municípios doses suficientes para cada etapa da campanha, de acordo com o calendário estadual. Isto é, as cidades recebem quantidades de vacinas proporcionais ao número de moradores de cada faixa etária a ser vacinada.

Porém, conforme a pasta, se, por alguma razão, o município tiver doses disponíveis para avançar a campanha, pode fazê-lo. "Todas as grades de vacinas são enviadas em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose a cada etapa, cabendo aos municípios organizar a estratégia de aplicação conforme a demanda e rede locais", destacou a secretaria.

Conforme a pasta, um motivo para o adiantamento pode ser, por exemplo, a "sobra" de doses devido à baixa adesão entre determinadas faixas etárias. Este é o caso de Araçoiaba. Conforme a prefeitura, a cidade tem um sistema informatizado de cadastro para vacinação. A fermenta permite analisar a oferta e procura de imunizantes, de acordo com o público. "Quando a procura de um determinado público é menor, seguimos em frente para impedir que a vacina fique parada na geladeira e mais gente possa ser imunizada", explicou a municipalidade.

Ainda segundo o Executivo, ao mesmo tempo, é mantido aberto um cadastro para a lista de espera de vacinação. A administração municipal afirma que essa estratégia também ajuda a acelerar a campanha. "Com a chegada de novas doses essas pessoas de outras faixas etárias são chamadas e, semanalmente, zeramos a lista de espera", diz.