Justiça condena 4 homens envolvidos no assassinato de aposentado em 2017

Penas variam de 12 a 18 anos de prisão; Nelson Salinas Rodrigues, 64 anos, foi morto a tiros, em um bar no bairro Barcelona

Por

Nelson Salinas Rodrigues, de 64 anos, foi morto dentro de um bar no bairro Barcelona

A Justiça condenou, na última quinta-feira (1º), os quatro homens envolvidos no assassinato do aposentado Nelson Salinas Rodrigues, 64 anos. As penas dos réus variam de 12 a 18 anos de prisão, em regime fechado. O crime ocorreu em agosto de 2017, no bairro Barcelona. A motivação teria sido uma disputa por terras. As condenações foram determinadas pelo Fórum Cível e Criminal de Sorocaba.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Acácio Aparecido Leite, do 8º Distrito Policial (DP) de Sorocaba, a morte de Rodrigues foi encomendada por um vizinho. Conforme Leite, a vítima e o mandante moravam no Barcelona e eram proprietárias de chácaras vizinhas no bairro Caputera.

Ainda de acordo com o delegado, Salinas e o vizinho tinham diversas desavenças por conta dos terrenos. "Discutiam, por exemplo, porque um alegava que o outro tinha construído uma cerca além do limite do seu terreno. Um também dizia que a água da chuva do terreno do outro escoava no seu", exemplifica Leite. O mandante do homicídio ainda alegava que a vítima havia invadido a sua propriedade. Por isso, contratou os criminosos para matar o idoso.

Segundo Leite, ele comentou com um amigo sobre a sua intenção de assassinar o vizinho. Esse homem, de 30 anos, por sua vez, disse conhecer pessoas que poderiam praticar o homicídio. O mandante, então, pagou R$ 5 mil para dois homens indicados pelo intermediador assassinarem o aposentado.

O atirador, de 28 anos, foi condenado a 18 anos e 8 meses de prisão. O motorista do automóvel usado no dia do crime, de 35 anos, foi sentenciado a 16 anos. Já a pena do mandante, de 46 anos, será de 14 anos de reclusão. A condenação do intermediador, de 30 anos, foi de 12 anos. "A Justiça foi feita", diz Leite.

 

 

O crime

O crime ocorreu na manhã do dia 8 de agosto de 2017, uma terça-feira. Na ocasião, Salinas estava dentro de um bar na avenida Paraguai, no bairro Barcelona, onde morava. Ele estava sentado à mesa com outros dois homens.

Em determinado momento, um rapaz, usando um casaco de moletom com capuz, entra no estabelecimento, atira na vítima e corre para fora. Mesmo ferido, Salinas consegue se levantar e tenta correr. Ao perceber que o aposentado ainda estava vivo, o criminoso retorna e efetua mais um disparo. Neste momento, o idoso cai no chão, e o autor foge. Imagens das câmeras de segurança do bar registraram toda a ação.

Conforme o delegado, os disparos atingiram e cabeça e o peito de Salinas. Ele chegou a ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Regional de Sorocaba (CHS), mas não resistiu.

À época, a partir de informações coletadas e dos registros do circuito interno de segurança do local, a polícia conseguiu identificar todos os envolvidos. Eles foram presos ainda em 2017. Até a condenação, respondiam ao processo no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba. “Agora, como estão em condenação definitiva, serão encaminhados para o sistema prisional, para o cumprimento da pena", informa Leite.