Escola pública do Jd. Renascer foi furtada doze vezes em 2021

Secretários municipais prometem melhorias e segurança na unidade

Por Marina Bufon

Moradores haviam organizado um protesto para chamar a atenção.

Moradores da zona norte de Sorocaba e pessoas indignadas com roubos frequentes à Escola Municipal Ana Cecília Falcato Prado Pontes, no Jardim Renascer, iam até a avenida Itavuvu ontem (2), à tarde, para protestar, mas acabaram adiaram o ato. Isso porque, ao chegarem à escola, se depararam com Marcio Carrara, secretário da Educação (Sesu), e o Coronel Vitor Gusmão, secretário de Segurança Urbana (Sesu), que prometeram melhorias de segurança no local.

“Eles conversaram com as mães presentes, que concordam em esperar (para realizar o protesto), para ver se tem algum retorno. Diz que já foi contratado um segurança para a escola e que tudo vai ser arrumado. Então acabou não acontecendo o panelaço”, explicou Lúcia Araújo, da Pastoral do Menor do Habiteto.

O protesto seria realizado na avenida com a intenção de “realmente parar o trânsito”, segundo ela. Só neste ano, de janeiro a julho, a escola foi furtada em doze oportunidades, a última delas na madrugada de ontem. Segundo a Secretaria de Educação, a unidade escolar teve portas, janelas e fiações elétricas danificadas, mas não houve furtos. Ainda segundo a pasta, uma reforma completa será realizada no local em até 40 dias.

Os registros indicam que 255 unidades escolares de Sorocaba foram roubadas ou furtadas. Visando aumentar a segurança desses locais, serão instalados, ainda em julho, postos de vigias com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas, com um total de 200 profissionais em 50 unidades escolares, que podem ser ampliadas para 70.

Paralelamente, a Guarda Civil Municipal está intensificando o patrulhamento, segundo a Secretaria, e a Administração Municipal já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), “sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município”.

“Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A implantação do sistema começará a partir das unidades escolares, no segundo semestre deste ano”. (Marina Bufon)