Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fim do recesso

Câmara de Votorantim retoma atividades, com sessão presencial

Medidas sanitárias serão mantidas; em Sorocaba, expectativas é de sessões híbridas

30 de Julho de 2021 às 16:38
Marcel Scinocca [email protected]
Legislativo de Votorantim mantém sessões presenciais desde janeiro deste ano
Legislativo de Votorantim mantém sessões presenciais desde janeiro deste ano (Crédito: Divulgação / Câmara de Votorantim)

A Câmara de Votorantim informou nesta sexta-feira (30) que retorna na segunda-feira (2) suas atividades administrativas e legislativas. Ainda conforme o Legislativo votorantinense, o atendimento à população voltará como antes, ou seja, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Retornam ainda às atividades diárias todos os servidores e estagiários, exceto os servidores que se enquadram no grupo de risco, e que ainda não tomaram todas as doses da vacina contra a Covid-19. O horário das atividades voltará a ser das 8h às 17 horas.

No ato número 18, de 26 de julho de 2021, a Mesa Diretora ressalta que 90% dos servidores já foram vacinados com a 1ª. ou ainda 2ª. dose, e aqueles que ainda não foram, já estão próximos de serem imunizados por conta de sua faixa etária. Além disso, o documento leva em consideração a decisão do Governo Estadual, que determinou o retorno dos funcionários públicos ao trabalho presencial.

“Sendo assim, a partir desta segunda, os munícipes serão atendidos presencialmente nos gabinetes dos vereadores de segunda a sexta-feira, desde que seja feito agendamento prévio no gabinete, sendo permitida a entrada de apenas 3 pessoas por gabinete, e a presença de até 6 munícipes na Recepção da Câmara, além dos servidores atendentes”, diz o Legislativo em material divulgado para a imprensa.

Ficou decicido também que a liberação da entrada de munícipes interessados em acompanhar as sessões ordinárias, extraordinárias, solenes, assim como as audiências públicas, que serão realizadas presencialmente, desde que seja respeitado o limite de 40% da capacidade do auditório que conta com 80 assentos, ou seja, 32 pessoas. Deste número, serão reservados, prioritariamente, 11 assentos para um assessor de cada vereador. Além disso, o acesso dos munícipes ao auditório só será permitido pela recepção, mediante a apresentação de documento de identidade com foto e a carteira de vacinação contra a Covid-19 para comprovar, pelo menos, ter tomado a primeira dose da vacina.

No caso das homenagens com votos de congratulações, será permitida apenas a presença do homenageado e um acompanhante, que deverá ter os nomes registrados pelo vereador e colocados à disposição da recepção da Casa de Leis, para que seja liberada a entrada na sessão. As medidas sanitárias serão mantidas.

De acordo com o presidente da Câmara, José Claudio Pereira, “Zelão” – PT, essas são medidas que visam a proteção dos servidores e da população contra a Covid. “Estamos retomando as atividades conforme flexibilização do Governo Estadual, porém, respeitando todos os protocolos para que possamos trabalhar em segurança e oferecer segurança aos munícipes que vem até a Câmara também”.

A primeira sessão legislativa após recesso parlamentar será realizada na terça, dia 3 de agosto, porém, o acesso do público ao auditório, acontecerá a partir da sessão do dia 10 de agosto, pois estão sendo providenciadas as devidas adequações para receber os munícipes com segurança. Por fim, a Câmara informou que desde fevereiro já realiza as sessões de forma presencial.


Sorocaba

Em Sorocaba, a Câmara poderá manter o sistema híbrido durante a realização das sessões extraordinárias da Casa. Ou seja, com parlamentares de forma presencial e outros de forma remota. A situação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Casa, na quinta-feira (29).
De acordo com o Legislativo, a Presidência estuda um novo ato da mesa para o retorno do recesso. “O presidente Cláudio Sorocaba adianta que as sessões deverão ocorrer de forma híbrida”, lembra. Até o momento, no Legislativo sorocabano, foram registrados 91 casos confirmados da doença em 2021. Neste ano passado, foram 32 casos confirmados da Covid-19. (Da Redação)