Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba

Moradores de Araçoiaba da Serra reclamam da falta de água

Problema é recorrente nas imediações dos bairros Jardim Colonial I e Ipanema do Meio

22 de Julho de 2021 às 16:02
Wilma Antunes [email protected]
Bairros de várias regiões de Sorocaba ficaram sem água em Sorocaba. Crédito da foto: Pxhere (20/2/2017)
Situação ocorre por conta da queda nos níveis do manancial, segundo a concessionária responsável. (Crédito: Bairros de várias regiões de Sorocaba ficaram sem água em Sorocaba. Crédito da foto: Pxhere (20/2/2017))

Moradores de Araçoiaba da Serra reclamam da falta de água por longos períodos em alguns pontos da cidade. De acordo com os munícipes, não houve comunicado sobre o racionamento por parte da Águas de Araçoiaba, concessionária responsável pelo abastecimento. O problema, que perdura há mais de dez dias, atinge as imediações dos bairros Jardim Colonial I e Ipanema do Meio.

Patrícia Leite, de 49 anos, tem uma chácara bairro Ipanema do Meio e reclama que o transtorno acontece com frequência. “Sempre tivemos problemas de falta de água. Aos fins de semana, fica ainda pior. Afeta tudo, porque temos criação, pés de frutas e hortas. Como cuidar de tudo isso sem água?”, questiona. A moradora ainda conta que entrou em contato com a empresa responsável e foi informada que o serviço estaria “normal”.

Já Abílio Ribeiro, de 52 anos, morador do Jardim Colonial I, diz que na última semana, os moradores só tiveram água nas torneiras por dois dias. Segundo ele, a empresa alegou estar realizando obras de manutenção e falta de água no manancial. “Essa situação não é novidade no bairro. Inclusive, acabou a água faz pouco tempo e a empresa informou que não há previsão de volta para hoje”, conta.

A concessionária Água de Araçoiaba informou ao jornal Cruzeiro do Sul que, desde o dia 23 de junho, vem sendo registrada uma queda drástica no nível do manancial que abastece município. Conforme a empresa, ações operacionais e adoção de medidas adicionais estão sendo realizadas para garantir o fornecimento de água.

De acordo com os reclamantes, o reservatório que serve o bairro secou e a empresa teria anunciado que passaria a bombear água de uma pedreira localizada em Salto de Pirapora, para complementar a vazão do rio Pirapora, que abastece a cidade. Porém, a concessionária alegou que este procedimento depende de uma série de providências legais e está sendo viabilizado junto aos órgãos competentes.

A Águas de Araçoiaba destacou que os bairros Jardim Colonial I e Ipanema do Meio são abastecidos diretamente pelo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaquara, que segue com níveis dentro da normalidade.

Um novo manancial deve entrar em operação até o final de agosto, conforme a empresa. “Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, a concessionária iniciou as obras preparatórias para a construção de mais uma ETA, que será abastecida por um novo manancial, reforçando, ainda no período de estiagem, o fornecimento de água da cidade”, ressalta.