Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votação

População faz manifestações contra e a favor de rodeios em frente a Câmara

Eles aguardam o resultado da votação do PL n° 213/2021 que acontece nesta quinta-feira (22)

22 de Julho de 2021 às 11:36
Da Redação [email protected]
Manifestantes pró e contra o retorno dos rodeios fazem protestos no Paço Municipal
Manifestantes pró e contra o retorno dos rodeios fazem protestos no Paço Municipal (Crédito: Fábio Rogério)

Dois grupos, contra e a favor da volta dos rodeios em Sorocaba, estão em frente à Câmara de Vereadores realizando manifestações. Eles aguardam o resultado da votação do PL n° 213/2021 que acontece nesta quinta-feira (22) na Casa de Leis.

O projeto de lei que permite a volta dos rodeios em Sorocaba, de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB), reacendeu a polêmica sobre o assunto. A matéria também trouxe novamente à tona os debates sobre os maus-tratos a animais ocorridos nesses eventos. Nas redes sociais, ativistas, parlamentares e diversos outros internautas se posicionaram contra o PL. Segundo o autor, a proposta apresenta regras atualizadas e adequadas às legislações estadual e federal para garantir a segurança dos animais e a regularidade dos eventos.

Na cidade, os rodeios são proibidos há quase 12 anos, por meio da lei municipal 9.117, de 21 de dezembro de 2009, do ex-vereador Irineu Toledo. A legislação veta o uso de bovinos e equinos em provas de montaria, derrubada, vaquejadas e laço. O projeto de Aith igualmente impede as duas últimas e a pega de garrote. Entretanto, libera a montaria, três tambores, team penning, work penning, cavalgada, hipismo, provas de rédea, cutiano e rodeio em touros. Permite, ainda, exposição, venda e leilão de gado e cavalos.

De acordo com o texto, os animais deverão ter recebido todas as vacinas, bem como apresentar laudo comprobatório de bom estado de saúde. Se estiverem doentes ou tiverem deficiências, não poderão participar. Além disso, as organizadoras deverão providenciar transporte, acomodação, atendimento veterinário, alimentação e área para competições adequados aos animais, além de auxílio médico para os peões. Os apetrechos utilizados pelos competidores e diretamente nos bovinos e equinos também não poderão feri-los. As atrações igualmente só poderão ocorrer mediante obtenção do Selo Verde, emitido pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR).

Conforme Aith, essas regras visam inibir os maus-tratos aos animais, a principal preocupação dos opositores. Segundo o vereador, os eventos são tradição da cidade, devido à grande influência do tropeirismo na cultura sorocabana. Além disso, vão gerar receita e ampliar a arrecadação municipal. 

Galeria

Confira a galeria de fotos