Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Frio queima lavoura e leva riscos à população de rua

Produtores perdem hortaliças na RMS; Sorocaba reforça acolhimento

21 de Julho de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Em Piedade, uma camada de gelo cobriu as folhas das plantações.
Em Piedade, uma camada de gelo cobriu as folhas das plantações. (Crédito: CORTESIA)

Com o avanço da frente fria na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a semana deve seguir com tempo gelado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As baixas temperaturas provocaram geadas nas cidades vizinhas de Piedade, Pilar do Sul e Ibiúna. O fenômeno, que também atingiu alguns pontos de Sorocaba, como o Éden, também é alerta para o risco que a estação mais fria do ano leva às pessoas em situação de rua.

A massa de ar frio e seco de origem polar estava prevista desde a semana passada, mas atingiu a região na madrugada de segunda-feira (19). De acordo com o Inmet, as geadas ainda podem ocorrer na região. Em Piedade, diversos munícipes flagraram gelo sobre as folhas das plantações, bem como intensa neblina nos pontos mais altos da cidade. O termômetro próximo da Rodoviária marcou -1ºC ontem (20) e nas áreas rurais fez ainda mais frio. Por volta das 6h, moradores da região da Vila Élvio registraram mínima de -2ºC, e no Bairro dos Cavalheiros, -3ºC.

O agricultor Anderson Camargo de Tenório, de 45 anos, cultiva alface e coentro em uma lavoura no bairro Ribeirão Grande e informou que ainda não é possível mensurar com precisão o dano que o frio intenso da última madrugada causou às hortaliças. Porém, os produtores já lamentam a queima dos produtos. “Tivemos muita perda de alface. Queimou tudo de segunda para terça-feira. Ainda vai amarelar e queimar mais produtos no decorrer da semana. O coentro, que eu já tinha adiantado, vai ficar roxo por causa do frio. Infelizmente vai ter perda para os agricultores. Mas tudo passa, tudo vai dar certo”, torce. Em Sorocaba, o morador Antônio Santos, do Éden, chegou a registrar -0,2ºC na madrugada de ontem (20).

Além dos prejuízos para a agricultura, o tempo gelado também atinge as pessoas em vulnerabilidade social. Por isso, a Prefeitura realiza o programa HumanizAção Inverno, que disponibiliza equipes em diversos pontos da cidade para atender pessoas em situação de rua. A iniciativa busca abordar as pessoas que estão nas ruas e precisam de amparo. Elas são encaminhadas ao Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são acolhidas e recebem alimentação, abrigo para dormir, banho e roupas limpas. De acordo com a administração municipal, o objetivo é oferecer dignidade e oportunidade de reintegração social.

Recentemente, as equipes do HumanizAção Inverno têm trabalhado em horário estendido, para acolher o maior número de pessoas em situação de rua. Na noite da última segunda-feira, o trabalho teve início às 18h30 e seguiu até 1h35 da madrugada de terça, quando 50 pessoas em situação de rua foram abordadas e 24 delas aceitaram receber atendimento social do SOS.

Só no mês de junho, segundo a Prefeitura de Sorocaba, 280 pessoas abordadas aceitaram atendimento social no SOS Sorocaba e outras 899 foram atendidas no Centro de Triagem. Houve ainda 114 pessoas que retornaram à família de origem.

Previsão

Com madrugadas frias, as geadas ainda podem acontecer na região de Sorocaba. Não há previsão de chuva para a semana. Hoje (21), os termômetros poderiam marcar temperatura mínima de 6ºC ao amanhecer e máxima de 23ºC durante o dia, conforme dados da Climatempo.

Amanhã (22), o dia continua ensolarado, porém, com nuvens. A previsão mantém-se com mínima de 6ºC e máxima de 23ºC e o pico da temperatura ocorre entre 12h e 14h. Já na sexta-feira (23), o sol prevalece na companhia de nuvens, porém, o clima eleva-se ligeiramente. Os termômetros podem registrar mínima de 9ºC e máxima de 25ºC.

A partir de sábado (24), o frio começa a dar trégua, ainda que haja presença de nuvens. A temperatura mínima prevista sobe para 12ºC e a máxima para 26ºC. O domingo (25) finaliza o fim de semana com mínima de 13ºC e máxima de 27ºC. (Wilma Antunes / programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)