Municípios da região estão sem vagas na UTI

Por Marcel Scinocca

Coronavírus em Sorocaba.

Não há vagas para UTI em várias unidades de saúde de cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, incluindo a cidade sede, no que refere às internações em função da Covid-19. As santas casas de pelo menos três cidades divulgaram material onde alertam sobre a situação crítica. Ontem (12), em Sorocaba, o número total de pacientes internados -- enfermaria e UTI --, contando a rede pública e privada, era o maior desde o início da pandemia, com mais de 600 pessoas.

Em Sorocaba, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, 601 pessoas estavam internadas em unidades de saúde da cidade ontem. O número era de 575 no dia anterior. Em ambas as datas, o números levam em consideração a internação de três crianças. Ainda ontem, 299 pessoas estavam internadas em leitos de UTI. Esse era o mesmo número para enfermaria. Havia ainda duas crianças em UTI e uma em enfermaria.

Os dados se referem ao total de pacientes e inclui a rede publica e privada, além de pacientes de outras cidades. O hospital com o maior número de pacientes adultos internados era a Unimed, com 146 pessoas.

Moradores de Sorocaba

O número de pessoas que moram em Sorocaba e que estavam internadas em unidades de saúde da cidade apresentou leve queda entre quinta-feira (10) e ontem. O número caiu de 478 para 468. Ainda assim, está longe do pico registrado em 28 de março -- segunda onda --, de 415 pacientes, e ainda mais distante do maior número registrado em 19 de julho -- primeira onda -- de 223 pacientes.

O perfil dos pacientes internados ontem era o seguinte: 206 pacientes estavam em UTI e 262 estavam em enfermaria; 295 tinham a confirmação da doença e outros 173 tinham suspeita e aguardavam resultado.

Na região

Em Tatuí, a Santa Casa da cidade divulgou na quinta-feira (10) material de alerta de limite máximo. De acordo com a entidade, a unidade estava próxima de chegar em um nível gravíssimo de ocupação, quando 52 pacientes estavam internados em leitos de enfermaria e 18 em leitos de UTI. Um dia antes, o alerta foi dado pela Santa Casa de Misericórdia de Tietê, que havia atingido a capacidade máxima. A Santa Casa de Cerquilho também divulgou um alerta sobre a taxa de ocupação. Ontem, estava com 99% dos leitos ocupados.

Em Piedade, a cidade tem recordes de casos. No dia 7 de junho, por exemplo, chegou a apresentar 89 novas notificações e 100% de ocupação em leitos de UTI e de enfermaria. Ontem, o hospital de campanha de Itu também estava com 100% de ocupação em leitos de UTI e de enfermaria. O hospital municipal de Salto também estavam com 100% de ocupação nos leitos de UTI e de enfermaria.

Dados

Em Sorocaba, ontem, a cidade registrou 16 novos óbitos, além de 491 casos confirmados da Covid-19, 396 recuperados. Ainda na data, a cidade tinha 1.013 pessoas em recuperação, 1.038 que aguardavam resultado e chegou a 128.363 descartados por resultados negativos. (Marcel Scinocca)