Obras de reforma da UBS do Jardim Rodrigo começam nesta sexta-feira (4)

Os serviços incluem reposição completa da instalação elétrica e reparos no telhado e troca de pisos na área central

Por Cruzeiro do Sul

Risco de explosão ocasionou a interdição da UBS do Jardim Rodrigo e do CEI 117

As obras de revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo começam nesta sexta-feira (4), em Sorocaba. Os serviços incluem reposição completa da instalação elétrica (iluminação, interruptores, tomadas e quadro de disjuntores); reparos no telhado e troca de pisos na área central.

O custo da reforma da UBS não foi divulgado. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a obra será custeada por meio de uma parceria com a iniciativa privada, ou seja, por meio de uma doação da multinacional alemã Schaeffler ao município.

O início das obras está marcado para o dia 4 de junho e tem previsão de conclusão em até 60 dias. A unidade, que está interditada pela Defesa Civil, conta com nove consultórios e vinha atendendo mais de 47 mil pacientes cadastrados.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, no decorrer da reforma, a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificará o patrulhamento durante o dia e terá um posto fixo no local, à noite, protegendo a unidade 24 horas. O reforço visa preservar a segurança do próprio público e resguardar os materiais que serão utilizados nos reparos.

UBS está interditada desde 11 de janeiro

Após receber denúncia de risco grave e iminente de segurança pública e comprometimento das instalações, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Defesa Civil, interditou, no dia 11 de janeiro deste ano, a área onde estava funcionando a UBS Jardim Rodrigo.

O conhecimento sobre a situação crítica do local veio de servidores, que procuraram, no dia 7 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade para relatar o caso.

Segundo mostram documentos levantados e uma inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, cujo relatório foi oficiado no dia 10 do mesmo mês, a área estava comprometida desde o ano passado.

Da mesma forma, foi constatada a inexistência de contrato com empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do sistema de captação de gases instalado no terreno, em se tratando de uma área de aterro sanitário.

Além disso, constatou-se que o sistema apresenta entupimento em alguns pontos da rede. Isso estava dificultando o monitoramento e a medição dos gases produzidos no terreno, sob as lajes dos prédios.

Ainda durante a inspeção de segurança realizada no dia 8 de janeiro, em uma primeira mediação aferida pelo técnico da empresa Aquarela Weber Ambiental, em um ponto instalado em uma das salas da UBS, os níveis de emissão de gás metano chegam a 100%, sendo que o máximo tolerável é 20%, o que significava risco iminente de explosão.

No mesmo local onde está localizada a UBS do Jardim Rodrigo, também funciona o Centro de Educação Infantil (CEI 117), que funcionava no prédio da antiga Oficina do Saber. A unidade escolar também está interditada pelo mesmo motivo. Mas a reforma do prédio do CEI ainda não foi anunciada.

Remanejamento do atendimento na UBS Jardim Rodrigo

Em função de todo o exposto, as consultas médicas e os exames realizados na UBS Jardim Rodrigo foram remanejadas, provisoriamente, desde 11 de janeiro, para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena. (Da Redação)