55 doses de vacina contra a Covid são perdidas após furto de cabos em UBS

Toda a rede elétrica da unidade de saúde em São Roque foi danificada e atendimentos foram suspensos

Por Jomar Bellini

O Brasil receberá, em junho, 4 milhões de doses da vacina da Astrazeneca, por meio da aliança Covax Facility

Mais de 50 doses de vacinas contra o coronavírus foram perdidas após o furto de cabos de energia elétrica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em São Roque. Os imunizantes estavam armazenados em uma geladeira dentro da unidade, que ficou sem luz após a invasão.

O caso aconteceu durante o fim de semana no bairro Maylasky, mas só foi percebido na segunda-feira (31) quando os servidores chegaram para trabalhar na UBS. O atendimento ao público está prejudicado e, segundo a prefeitura, deve ser normalizado ao longo da semana, com a reposição gradual dos materiais furtados.

Toda a rede elétrica foi danificada, deixando o local sem energia e resultando na perda de diversas doses de medicamentos, incluindo 55 doses da vacina contra o coronavírus da AstraZeneca/Oxford, além de 173 doses de outros imunizantes que eram mantidas na temperatura adequada por uma geladeira.

Estão temporariamente suspensos os serviços odontológicos, de vacinação e o de consultas, com exames via sistema. Os demais serviços ocorrem normalmente.

Ainda de acordo com a prefeitura, a equipe do departamento de obras esteve no local para realizar ações de manutenção na unidade para que os novos cabos possam ser novamente instalados.

Os trabalhos de reparo na UBS continuam nesta terça-feira (1º) até que os atendimentos sejam totalmente retomados ao longo desta semana. A prefeitura vai notificar o Governo Estadual sobre as doses perdidas.