Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Taxa de ocupação de leitos atinge 98,2%

Dados são relativos a toda a rede, pública e privada, estadual e municipal

02 de Junho de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Hospital estadual Adib Jatene estava ontem com todos os leitos Covid UTI e de estabilização ocupados.
Hospital estadual Adib Jatene estava ontem com todos os leitos Covid UTI e de estabilização ocupados. (Crédito: ARQUIVO / JCS)

A taxa de ocupação de leitos Covid de UTI e de estabilização em Sorocaba atingiu 98,2% de ocupação. As informações estão no censo diário de leitos Covid, divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba ontem (1º). Os dados são relativos a toda a rede, pública e privada, estadual e municipal.

De acordo com as informações, dos 282 leitos para as situações mais graves da Covid-19, 277 estavam com pacientes, o que indica que apenas 1,8% deles estavam vagos. Na rede pública de saúde, apenas o AME a o hospital Santa Lucinda tinham vagas, sendo uma de cada. Na rede privada, as três únicas vagas eram do hospital Amhemed, que tem sete no total.

Assim, Adib Jatene, AME, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), da rede pública estadual, CTE São Guilherme, Oeste, Norte e Éden e Santa Lucinda, da rede pública municipal, e Evangélico, Samaritano e Unimed, da rede privada, estavam com todos os seus leitos ocupados.

A cidade tinha ainda fila de espera para leitos de UTI e enfermaria. Conforme a SES, a situação ocorre porque a ocupação é dinâmica e há dependência da Central de Regulação de Vagas. Com isso, é possível que haja leitos vagos ao mesmo tempo em que há fila de espera para esses leitos, conforme registrado em vários momento durante a pandemia.

Moradores de Sorocaba

O boletim epidemiológico da SES apresenta também os dados referentes a moradores de Sorocaba. O Cruzeiro do Sul tem um banco de dados com as internações desde março de 2020, quando houve o primeiro caso confirmado da Covid-19 na cidade. Na terça-feira, 191 moradores da cidade estavam internados em leitos de UTI. Com essas informações, é possível afirmar que o número é o maior em 57 dias, já que o número só não é maior que o registrado em 5 de abril, quando 201 pessoas estavam internadas em leitos desse tipo. A conta leva em consideração os leitos de estabilização, que estão em quatro unidades de saúde de Sorocaba. Outro ponto a ser considerado é que os dados refletem o horário da coleta, ou seja, às 17h da terça-feira e se referem somente aos leitos UTI Covid adulto.

Coronavírus em Sorocaba. - Arte / JCS
Coronavírus em Sorocaba. (crédito: Arte / JCS)

Mortes

Ontem, a cidade registrou sete óbitos por Covid-19. As vítimas tinham entre 52 e 94 anos. Três delas não tinham comorbidades para o novo coronavírus. Três mortes ocorreram na rede privada e as demais na rede pública. Entre as vítimas estavam três mulheres. As mortes ocorreram entre 22 e 31 de maio. Com isso, a cidade tem agora 1.934 mortes registradas desde o início da pandemia. Até a segunda-feira, a cidade não tinha óbitos em investigação.

Outros dados

Houve aumento no número de recuperados da Covid-19, chegando ao total de 58.838, com mais 240 pessoas nessa situação. Os casos confirmados com a doença passaram de 61.624 para 61.727, com mais 103. Ao menos 689 estavam em isolamento domiciliar e outras 1.637 aguardavam resultado de exame. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 124.271. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos