Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segurança

Direção atual do IML de Sorocaba apresenta melhorias

Já foi concluída toda recuperação do telhado e sistema de esgoto do necrotério, bem como reforma da secretaria e consultório médico em fase de finalização

01 de Junho de 2021 às 02:23
Marcel Scinocca [email protected]
O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques
Sede do IML de Sorocaba (Crédito: Emídio Marques)

O Núcleo de Perícias Médicos Legais de Sorocaba (NPML), conhecido apenas como IML, está sob nova
administração técnica e direção desde 15 de janeiro de 2021 e já implementou várias melhorias na unidade. Outras estão em curso.

A informação é do médico legista e especialista em Medicina Legal Túlio de Vasconcellos Barbosa, novo responsável pelo local. As manifestações do médico ocorreram na sexta-feira (28), data em que o Cruzeiro do Sul publicou uma matéria que tratava de determinações judiciais para melhorias no local. 

“Desde então realizando um esforço de recuperação física e administrativa da unidade, inclusive seguindo rigorosamente uma programação a qual foi submetida a Justiça, ao Ministério Público Estadual, ao Poder Legislativo Estadual e Prefeitura Municipal de Sorocaba/Cerest que com pertinência atuaram sinergicamente e de forma determinante a fiscalizar e cobrar as intervenções técnico-administrativas necessárias e impostergáveis”, comenta sobre o período de atividades na unidade.

Ele diz que neste prazo foi concluída toda recuperação do telhado e sistema de esgoto do necrotério, bem
como reforma da secretaria e consultório médico em fase de finalização.

Foram ainda, segundo ele, consertadas viaturas, a unidade foi dedetizada / desratizada, com limpeza da caixa d’agua, além de manutenção / recarga de extintores de incêndio presentes no prédio e aquisição de mais Equipamentos para combate e Proteção Contra Incêndio de forma que possa suprir toda e qualquer necessidade neste sentido.

“Novas ferramentas e equipamentos de trabalho estão em processo de aquisição, reformas e manutenções diversas, visando melhorar a qualidade de atendimento prestado e garantir condições seguras de trabalho no tempo mais hábil possível e de forma que não prejudique o funcionamento do
prédio e o atendimento ao público”, explica. 

Ainda conforme o médico, todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários e tecnicamente indicados pela administração estão sendo  fornecidos aos servidores expostos e que necessitam destes equipamentos de proteção e higiene.

“Tratase de um empenho conjunto em que todos os envolvidos não estão medindo esforços para solução das intempéries elencadas, sendo certo o integral apoio e empenho da administração pública (Superintendência de Polícia Técnico Científica - SPTC),  Poder Legislativo Estadual, e em especial da Prefeitura Municipal de Sorocaba, que já realizou a limpeza do entorno (roçagem) e obras de recuperação da malha viária”, afirma.

A instalação de um terminal de ônibus urbano, ainda de acordo com médico, encontra-se em estudos de viabilidade, bem como a demarcação de vagas de estacionamento especiais para idosos e portadores de necessidades especiais.

“Esperamos entregar para Sorocaba e região com brevidade uma unidade de atendimento médico legal totalmente restaurada interna e externamente, cessando a lamentável espiral inadmissível que nos abateu”, garante.

“O inescusável reforço dos quadros funcionais, em especial de médicos legistas, auxiliares de necropsia e atendentes de necrotério, aguardam ações superiores, visando o provimento da administração pública estadual mediante concurso público dessas carreiras policiais científicas”, conclui. (Marcel Scinocca)