Unip oferece atendimento gratuito para pacientes com sequelas da Covid

Clínica de fisioterapia da universidade implantou um programa para auxiliar essas pessoas

Por Da Redação

A equipe de fisioterapeutas realizar diversos tipos de exercícios e treinos, para auxiliar os pacientes com sequelas da Covid-19

A clínica de fisioterapia da Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, implantou o programa Atenção Fisioterapêutica a Pacientes com Sequelas Pós-Covid. O projeto oferece atendimento gratuito a pacientes com sequelas da doença. A assistência é prestada por alunos do último ano da graduação em fisioterapia, sob a supervisão de professores e coordenadores.

O tratamento consiste nos seguintes procedimentos: exercícios aeróbicos, para pacientes com acometimento cardiopulmonar e descondicionamento físico; atividades de fortalecimento, para pessoas com fraqueza muscular periférica; exercícios de flexibilidade, respiratórios, de equilíbrio e de controle neuromuscular; treino de força e/ou resistência da musculatura respiratória; treino de atividades de vida diária; e encaminhamento para atendimentos de outros profissionais de saúde, se necessário.

Para participar, o paciente deverá apresentar os exames médicos e o receituário. Em geral, é necessário encaminhamento médico para iniciar o tratamento. Porém, a equipe de fisioterapeutas analisa cada caso.

Os interessados devem estar a 30 dias sem nenhum sintoma inicial de Covid-19. Além disso, não devem morar com quem esteja com a doença ativa. Se for o caso, devem respeitar o prazo de 30 dias antes de iniciar o tratamento. Também devem ter as frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio dentro dos limites de normalidade. É necessário, ainda, assinar um termo de consentimento e responsabilidade.

As inscrições para a triagem devem ser feitas pelo telefone (15) 3412-1028.

Pacientes com necessidade de suporte ventilatório ou oxigenoterapia; doença sistêmica aguda ou febre; hipotermia; frequência cardíaca de repouso menor que 50 e maior que 100 batimentos por minuto; saturação de oxigênio menor que 88%; sinais de desconforto respiratório em repouso; hipertensão e/ou arritmia não controlada; miocardite ativa; diabetes descontrolada; trombose; ou alterações cognitivas (contraindicação relativa) não podem participar.

Segundo a Unip, os atendimentos são feitos de acordo com todos os protocolos de segurança e higienização. Os atendidos devem, obrigatoriamente, usar máscara de proteção.