Sorocaba começa a vacinar pessoas de 61 anos ou mais nesta quarta (5)

Sorocaba já aplicou 179.694 mil doses da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação

Por Ana Claudia Martins

Imunização acontece por meio de drive-thru

Sorocaba já aplicou quase 180 mil doses da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação, que na cidade começou em 20 de janeiro deste ano. Além disso, a cidade já recebeu mais de 200 mil doses. Só da vacina Coronavac foram mais de 136 mil doses recebidas.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, até segunda-feira (3), no total, já foram aplicadas 179.694 doses na população, o que equivale à imunização de quase 110 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses. A cidade já recebeu do Estado um total de 204.807 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 68.780 da Astrazeneca (Oxford) e 136.027 da Coronavac (Sinovac).

Dando continuidade à imunização, Sorocaba vacina hoje (5), com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 (Oxford/Astrazeneca) pessoas de 61 anos ou mais. A vacinação acontecerá em cinco pontos da cidade.

A aplicação ocorrerá das 8h às 12h para as pessoas de 61 anos completos ou mais que nasceram entre os meses de janeiro e junho. Já, as pessoas de 61 anos completos ou mais, que nasceram entre os meses de julho e dezembro, serão vacinados das 12h às 16h.

A ação será realizada nos shoppings Cidade Sorocaba e Pátio Cianê, no Instituto Humberto de Campos, no Clube União Recreativo Campestre, e na antiga sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Sorocaba.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto, e o vacinado deverá informar o número do seu CPF ou portar o documento, além de apresentar um comprovante de residência, para que sejam vacinados somente moradores da cidade.

A vacinação ocorrerá por sistema drive-thru e também haverá posto de vacinação para os idosos que chegarem a pé ou por meio do transporte público. No Shopping Cidade Sorocaba, a imunização será feita no estacionamento G6, com entrada pela avenida Atanázio Soares. Já, no Shopping Pátio Cianê, a vacinação será realizada no estacionamento local, com entrada pela rua Francisco Scarpa.

O Instituto Humberto de Campos fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira. O Clube União Recreativo Campestre fica na rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara. E a antiga sede da OAB Sorocaba na avenida Três de Março, 495, no Alto da Boa Vista.

No total, 250 servidores atuarão nos cinco locais, para organizar a aplicação da vacina. Agentes de trânsito da Urbes também atuarão nos locais para garantir a fluidez nas vias.

Nos cinco pontos de vacinação, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, uma ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). A doação é voluntária, sendo aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

 

Profissionais da saúde

Profissionais da saúde de Sorocaba, que não atuam na linha de frente da pandemia e que ainda não foram vacinados, devem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES).
Conforme a SES, a cidade recebeu na segunda-feira (3) o total de 3,9 mil doses da vacina Astrazeneca/Oxford para imunizar esse público. “Caso sejam necessárias mais vacinas, o município continuará cobrando o Estado para o envio das mesmas”, informa a SES.

A pasta municipal informou ainda que a ação de vacinação aos profissionais da saúde será divulgada já nos próximos dias à imprensa e população. Também nos próximos dias, a SES deverá divulgar as datas de vacinação para as pessoas de 60 anos ou mais.

De acordo com a SES, o quantitativo enviado pelo Estado não corresponde ao número atual de pessoas residentes na cidade das faixas etárias da campanha. Isso porque o Estado se baseia em um censo de 2010 da população, para o envio do número de vacinas.

“Não é um caso isolado de Sorocaba. Devido à possibilidade de uma defasagem no número de doses enviadas pelo Estado, o município imunizará uma faixa etária por vez, para que seja possível aplicar a vacina de forma organizada, com tranquilidade e verificando se haverá quantidade suficiente ou não. Caso haja doses insuficientes, o município tornará a notificar o Estado sobre essa situação”, informa a SES. (Ana Cláudia Martins)

 

Doação de alimentos

Nos cinco pontos de vacinação, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, uma ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O objetivo é distribuir os alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, sendo aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

 

Matéria atualizada à 1h54 desta quarta-feira (5)