Carretas para transporte de oxigênio passam por testes em Sorocaba

Veículos foram importados de forma emergencial do Canadá pelo Ministério da Economia em parceria com a White Martins

Por Da Redação

White Martins realiza importação emergencial de 14 veículos para transporte de oxigênio líquido

As 14 carretas criogênicas importadas emergencialmente do Canadá pelo Ministério da Economia, em parceria com a empresa White Martins, foram encaminhadas até uma fábrica em Sorocaba para a realização de testes e adaptações. Os veículos farão parte da logística de armazenamento e transporte de oxigênio líquido no país, para combate aos efeitos da pandemia de Covid-19 nas redes pública e privada de saúde.

De acordo com a empresa, para viabilizar o uso das carretas em território nacional, após desembarque os equipamentos precisaram vir até a Fábrica de Equipamentos Criogênicos (FEC) da White Martins, em Sorocaba, antes de seguirem para liberação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A expectativa é que os equipamentos estejam disponíveis para operação a partir de maio. Após liberação para uso em território nacional, as carretas serão utilizadas na operação diária de transporte de oxigênio líquido para unidades de saúde.

A operação para trazer os veículos representou um investimento de R$ 14 milhões totalmente custeado pela White Martins. A importação emergencial das carretas contou com o apoio do governo federal por intermédio do Ministério da Economia. A viagem incluiu um trecho rodoviário entre o Canadá e os Estados Unidos, onde as carretas criogênicas embarcaram até chegarem no Porto de Santos na última quinta-feira (29).

Uma das carretas que a empresa trouxe para o Brasil, chamada de cryo queen, pode armazenar até 80 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, a maior capacidade de um equipamento desse tipo no Brasil. Ela servirá como tanque de backup, onde veículos menores poderão efetuar a retirada do produto, sem necessidade de deslocamento até uma planta produtora de oxigênio.

Os equipamentos foram adquiridos diretamente pela White Martins da filial de sua controladora no Canadá e passarão a fazer parte dos ativos da empresa no país. As carretas criogênicas têm cerca de 3,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e pesam cerca de 12 toneladas. Já a carreta cryo queen possui cerca de 4 metros de altura, 16 metros de comprimento e pesa cerca de 22 toneladas. (Com informações da White Martins e Ministério da Economia)