Covid-19
Piloto de Sorocaba participa do transporte de insumos para Coronavac
Nova carga permitiu o retorno da produção de vacinas contra a Covid no Instituto Butantan
O piloto de Sorocaba Rosevaldo Grando participou do transporte de mais 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para o Instituto Butantan. A entrega da carga, realizada na segunda-feira (25), permitiu a retomada da produção da Coronavac, vacina contra a Covid-19.
Grando foi um dos comandantes do vôo que trouxe a IFA da China. Ele gravou um vídeo assim que o avião pousou no aeroporto internacional de Guarulhos, após passar por Amsterdã, na Holanda. "Muito orgulho em fazer parte e poder ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus", afirmou.
Os insumos são enviados pela biofarmacêutica Sinovac e, no Brasil, passam pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade. De acordo com o governo paulista, todo o processo dura, em média, de 15 a 20 dias. Depois de prontas, as doses são entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
A produção da vacina CoronaVac foi retomada nesta quinta-feira (27), após ficar paralisada desde 14 de maio. Com essa quantidade de IFA será possível fabricar 5 milhões de doses da vacina.