Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sugestões ao PPA vão até 3 de junho

28 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Munícipe deve apontar o que precisa ser melhorado no seu bairro ou na cidade.
Munícipe deve apontar o que precisa ser melhorado no seu bairro ou na cidade. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (5/8/2020))

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e da Fazenda (Sefaz), entra na reta final de recebimento de sugestões da população sobre projetos de obras e serviços a serem executados no munícipio e incluídos no projeto do Plano Plurianual, referente aos anos de 2022 a 2025. O prazo de adesão teve início no dia 19 de abril e prossegue até o dia 3 de junho, exclusivamente de forma on-line.

“Todo munícipe pode participar, apontando o que pretende que seja melhorado no seu bairro ou, em geral, na sua cidade”, destaca o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado. Ele explica que o PPA é um plano de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Municipal ao longo de quatro anos. O PPA compreende a atuação de todos os órgãos da Administração Direta e Indireta, inclusive da Câmara Municipal.

Uma audiência pública está programada para ocorrer às 19h30 do dia 3 de junho, de forma virtual, no formato de transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba. O evento on-line terá a participação do prefeito Rodrigo Manga, secretários municipais e vereadores. Haverá a possibilidade de manifestação do internauta, por meio de envio de mensagens, para discutir as propostas apresentadas.

O formulário de adesão está disponível no site oficial da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br). Para acessar o documento, é preciso clicar no banner indicativo no site ou acessar o QR Code disponível no próprio banner. O cidadão deve digitar seu nome, telefone, e-mail, região, bairro e endereço onde mora. Na sequência, terá a opção de manifestar suas prioridades relativas às temáticas: Cidade Humanizada, Cidade Inovadora, Cidade com Gestão e Transparência e Cidade Urbanizada. Por último, o cidadão pode escrever suas sugestões.

Toda a ação acontece de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19, respeitando o distanciamento social e todas as recomendações sanitárias. “Queremos que a população ajude a Administração Municipal a construir uma cidade cada vez melhor para todos. Essa participação na definição da elaboração do Projeto de Lei do PPA 2022-2005 é fundamental”, destaca a secretária de Governo, Samyra Toledo.

A previsão é que o projeto do PPA 2022-2005 seja encaminhado à Câmara Municipal em meados de agosto deste ano. Na medida, constarão, inclusive, as propostas selecionadas entre as 912 enviadas pela população, em abril passado, para a elaboração do projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022, que tramita na Câmara Municipal. A LDO estabelece as metas e prioridades para a Lei Orçamentária Anual (LOA). (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)