Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Mais de 33 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na região de Sorocaba

Números foram divulgados pelo governo estadual em relação às vacinas CoronaVac e AstraZeneca

27 de Maio de 2021 às 16:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A região de Sorocaba, que é composta por 48 cidades, possui atualmente o total de 33.661 faltosos da segunda dose para a conclusão da vacinação contra a Covid-19.

O total de faltosos só da cidade de Sorocaba não foi informado. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo governo estadual. Em todo o Estado, são no total 501,6 mil faltosos.

O alerta do governo estadual é para 501,6 mil pessoas que ainda não compareceram aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo o Estado, os idosos de mais de 80 anos são a maioria entre os que não tomaram o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

Na região de Sorocaba, do total de 33.661 faltosos, 24.395 tomaram somente a primeira dose da CoronaVac, e 9.266 somente a primeira da AstraZeneca.

Já em relação ao Estado, do total de 501.693 pessoas que já receberam a primeira dose dos imunizantes disponíveis e ainda precisam completar o esquema vacinal, 212.403 pessoas não tomaram a vacina da AstraZeneca e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan, a Coronavac).

Mais da metade das pessoas que se enquadram nestes públicos reside na Grande São Paulo, que registra 262.286 faltosos. Além disso, do total de pessoas que não tomaram as doses da AstraZeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. O restante do público são profissionais de saúde.

O governo estadual informa que, com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, são definidas as remessas de doses necessárias para cada uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose.

“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a Coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula. (Da Redação, com informações do Governo de SP).